Por: Mônica Alves
O Flamengo vai a campo nesta quinta-feira (03), contra o Olimpia (PAR), no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O duelo marca o 17º embate entre brasileiros e paraguaios que, ao longo do tempo, protagonizaram jogos marcantes e muitas histórias.
São 16 jogos por competições oficiais, sendo oito pela Libertadores. No total, o Flamengo soma sete vitórias (sendo uma por W.O), cinco empates e quatro derrotas. O primeiro triunfo do Mengão contra o time paraguaio, fora de casa, na competição continental aconteceu apenas em 2021.
Vale frisar que o time de Zico e companhia, em 1981, não conseguiu vencer os paraguaios. Naquela edição da Copa Libertadores da América, cujo Flamengo saiu campeão, foram dois empates, um no Rio de Janeiro e outro em Assunção.
Além disso, na história do confronto entre as equipes existe uma vitória do Flamengo por W.O na Copa Mercosul de 2001. À ocasião, o Olimpia foi punido pela FIFA, que retirou o clube paraguaio de competições internacionais por não recuar em ações que movia na justiça comum contra a federação do Paraguai.
O encontro mais recente do Flamengo com o Olimpia foi na Libertadores de 2021. Naquele ano, os times se enfrentaram pelas quartas de final do torneio continental. O Mengão levou a melhor nos dois confrontos (ida e volta), e somou 9 a 2 no placar agregado.
Flamengo e Olimpia medem forças nesta quinta-feira (03), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã. O embate, válido pela ida das oitavas de final da Libertadores. Como de costume, o Coluna do Fla transmite o cotejo, ao vivo, via YouTube. Na televisão, ESPN, em canal fechado, e Star+, pelo streaming, exibem o jogo.
Fonte: Coluna do Fla