O Flamengo vai enfrentar o Fluminense no jogo de ida das semifinais do Carioca neste sábado (9), às 21h, no Maracanã. Clássico que o Mengão contou com a participação decisiva de muitos laterais para conquistar vitórias no século XXI. Assim, para inspirar a possível dupla titular com Guillermo Varela e Matías Viña, o MRN relembra cinco laterais que foram decisivos em ‘Fla x Flus’ nos últimos anos.

Vale destacar que a presença de Viña no 11 inicial foi algo testado por Tite, mas o treinador ainda vai comandar mais uma atividade antes da partida. Existe a possibilidade do comandante manter Ayrton Lucas no time titular para o clássico, já que o lateral foi titular na maioria das partidas, está entre líderes de participações em gols e foi convocado para Seleção Brasileira.

➕: Top 30 das maiores contratações do Brasil é dominado pelo Flamengo

Mas qual lateral-esquerdo será titular não influencia na lista de jogadores da posição que ficaram marcados no Fla x Flu desde os anos 2000. Afinal, tanto Ayrton quanto Viña podem se inspirar nas grandes atuações e emular em campo neste sábado. Relembre os jogadores:

Léo Moura

Começando pela lateral-direita, seria difícil ter um nome diferente de Léo Moura para abrir a lista. Titular da posição por 10 anos consecutivos, o atleta disputou 22 clássicos contra o Fluminense com o Manto Sagrado e tem retrospecto positivo. No entanto, marcou apenas um gol na carreira contra o rival, no dia 31 de maio de 2008.

Léo Moura cobrou pênalti nos minutos finais que deu a vitória para o Flamengo no clássico. Em jogo disputado enxercado e que o Rubro-Negro disputou 25 minutos com um jogador a menos, já que Diego Tardelli foi expulso por agressão, o lateral-direito foi fundamental para garantir os três pontos. Veja o lance:

Rodinei

Outro nome que recebeu holofotes na lateral-direita rubro-negra foi Rodinei, tanto para o bem quanto como o mal. Em momento que tinha atuações muito contestadas pelos torcedores e não se firmava na equipe, o lateral brilhou em final de Campeonato Carioca para garantir título do Flamengo sobre o Fluminense.

Com o placar empatado restando cinco minutos para o fim, Rodinei protagonizou os dois lances que representaram a vitória. Primeiro, ele puxou contra-ataque em velocidade na direção do gol e foi derrubado pelo goleiro Diego Cavalieri como último homem, o que resultou na expulsão do tricolor.

Ao receber novamente a bola para corrida, o lateral carregou até a entrada da área adversária sem contestação e finalizou cruzado para superar o volante Jefferson Orejuela improvisado no gol.

Roger Guerreiro

Quem abre os jogadores da lateral-esquerda é Roger Guerreiro. O atleta, que posteriormente se naturalizou polonês e jogou Eurocopa, era criticado por torcedores do Flamengo e era reserva do time de 2004. No entanto, dois Fla x Flus fizeram a história do lateral mudar no Mais Querido.

O primeiro válido pela fase de grupos da Taça Guanabara, no dia 1º de fevereiro de 2004. O Fla perdia por 3 a 2 até os 25 minutos do segundo tempo, quando Roger Guerreiro entrou em ação. Ele marcou o primeiro ao infiltrar sozinho e cabecear após cruzamento de Rafael Pereira. No fim, fez o da virada em finalização cruzada de perna esquerda.

Título Taça Guabara

Roger voltou a brilhar para garantir o título da Taça Guanabara para o Flamengo, 20 dias depois do primeiro clássico. E o cenário foi parecido: o time oscilava em campo e contou com participação do atleta aos 30 minutos da etapa final.

O lateral tocou para Ibson e recebeu em velocidade dentro da área. A bola parecia favorável para os defensores do Fluminense, mas Roger Guerreiro foi mais veloz e finalizou com apenas um toque de categoria na saída do goleiro Kléber.

Juan

Assim como Léo Moura, Juan Maldonado marcou época na lateral do Flamengo e certamente estaria na lista. Ele foi o responsável por golaço que garantiu vitória rubro-negra na semifinal da Taça Rio de 2009 e eliminou o rival.

O Mengão imprimia amplo domínio, mas encontrava dificuldade em ultrapassar o sistema defensivo do rival. Aos 30 minutos, por outro lado, Juan recebeu pelo lado esquerdo do campo e arriscou chute bastante improvável. Contudo, a bola quicou pouco antes do goleiro Fernando Henrique e parou no fundo das redes.

Trauco

Quem fecha a lista é o peruano Miguel Trauco, que marcou o gol de empate do Flamengo no clássico válido pelo Brasileirão de 2017. Apesar de não ser um gol da vitória, como os outros da lista, o atleta balançou as redes do rival no último minuto de jogo e evitou derrota no clássico em Maracanã de maioria rubro-negra.

O Fluminense fez 2 a 1 já no fim do jogo, em cobrança de pênalti de Henrique Dourado, e parecia caminhar para vencer o confronto. No entanto, Trauco ficou com rebote de escanteio e arriscou finalização de muito longe. A bola quicou logo após entrar na área e superou o goleiro do rival.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorDia da mulher: Flamengo é o time com maior torcida feminina no Brasil – veja o ranking
Próximo artigo10 mulheres importantes na história do Flamengo