Hoje é um dia muito especial no calendário rubro-negro, principalmente no dos esportes olímpicos do clube. Há nove anos, o Flamengo conquistava o seu Mundial de Basquete. Em 2022, o clube foi bicampeão do torneio, no Egito, mas em 2014, o título veio em casa e com uma invasão dos torcedores em quadra para comemorar com os jogadores.
A data especial, inclusive, é comemorada por alguns torcedores, que relembram o momento histórico para o basquete flamenguista nas redes sociais. O adversário foi o Maccabi Electra, de Israel, e o placar final foi de 90 a 77. Relembre o momento marcante na história do clube:
Leia mais: Em busca do bi: relembre o primeiro título mundial do FlaBasquete
O Flamengo saiu em desvantagem, perdendo o primeiro jogo por 69 e 66. Por isso, precisou de máxima união para reverter o quadro no segundo jogo, que foi totalmente dominado pelo FlaBasquete. Por conta da diferença, o placar agregado foi de 156 a 146, e o Mengão ficou com a taça do Intercontinental, que equivale ao Mundial.
O regulamento previa que o campeão seria, claro, quem vencesse os dois jogos. Caso desse empate, com uma vitória para cada lado, o desempate seria a diferença na pontual. Dessa forma, o Mengo pôde ficar com a taça. Antes do jogo, ficou definido ainda que se a diferença de pontos fosse a mesma, a partida iria para a prorrogação, mas o Mengo fez com que não fosse necessário.
Destaques do título mundial do Flamengo
O cestinha do jogo foi Laprovittola, eterno ídolo do FlaBasquete. A passagem do armador argentino foi marcante, e no jogo em questão, foram 24 pontos anotados. Meyinsse foi mais um nome importante e que o torcedor se lembra bem. O jogador fez 22 pontos e pegou seis rebotes, mesmo número de bolas resgatadas que Laprovittola.
O Maccabi Electra era o então campeão da Euroliga, enquanto o Flamengo era o campeão da Liga das Américas, torneio que antecedeu a Champions League Américas. Na época, o Intercontinental não tinha semifinais e era jogado diretamente em uma final com os dois campeões.
Fonte: Mundo Rubronegro