O Flamengo perdeu para o Franca na final do Novo Basquete Brasil, e a torcida rubro-negra demonstrou bastante indignação após a derrota em mais uma decisão, principalmente com o técnico Gustavo de Contti, principal alvo das críticas.
Nos bastidores do clube já se fala sobre um possível debate de renovação contratual com Gustavinho, e essa informação deixou os torcedores do Flamengo ainda mais revoltados. De acordo com o ‘Garrafão Rubro-Negro’, as conversas são sobre pela extensão do vínculo por mais uma temporada.
➕ Após título do Super 8, FlaBasquete busca liderança do NBB
Insatisfeitos com o técnico e com o rendimento do Flabasquete nos últimos anos, os rubro-negros começaram a se manifestar contrários à renovação do treinador. A medida é tentar impedir um novo vínculo e garantir reformulação no Orgulho da Nação.
“Centenas de conflitos acumulados, péssimos retrospecto recente em jogos grandes, sem título relevante nos últimos 3 anos Qual a justificativa pra manter o Gustavinho? Essa tá na sua conta, Marcelo Vido”, publicou João, em mensagem direta ao diretor executivo de esportes olímpicos do Flamengo.
“A torcida tem o poder de não deixar que essa renovação aconteça, vamos pressionar”, escreveu Lucas. “Time só tem uma forma de jogar, que é a insistência na bola de 3. Quando a bola não cai, passamos vergonha, como no NBB e na BCLA”, pontuou Marcos. As reclamações foram corroboradas por João e Ruan, que não hesitaram em pedir a saída do treinador. “Fora, Gustavinho!“.
Rendimento em queda do Flabasquete
O Flamengo não conquista um título de expressão há cerca de três temporadas. O último troféu mais imponente do Orgulho da Nação foi o Mundial de 2022. De lá para cá, o Fla conquistou apenas um Campeonato Carioca (2023) e uma Copa Super 8 (2023/24).
O último título de Novo Basquete Brasil, por exemplo, foi conquistado na temporada 2020/21. Desde então, o Flamengo fico fora de uma decisão e disputou duas finais, ambas contra Franca, e foi derrotado nas duas. Neste ano, inclusive, perdeu o título dentro do Maracanãzinho, diante da torcida.
Antes da queda de rendimento, o Flabasquete colhia os frutos da hegemonia que construiu e empilhava troféus. Na temporada 2020/21, além do NBB, foi campeão da Champions League Américas e da Copa Super 8.
Gustavinho no Flamengo
Gustavo de Contti está no Flamengo desde 2018 e comandou o Rubro-Negro nas últimas conquistas mais importantes da modalidade, mas não está conseguindo manter o bom trabalho e, há pelo menos duas temporadas, sofre com críticas dos torcedores. Com a temporada também sem títulos de expressão e com uma postura vista como “incapaz de reagir”, o treinador lida com pedidos de reformulação e vê a torcida do Flamengo pedir seu desligamento.
Títulos de Gustavinho pelo Flabasquete
Fonte: Mundo Rubronegro