Guia da Libertadores 2024: Flamengo e Palmeiras favoritos, a briga por título e quem pode surpreender

Quem na América do Sul se habilita a parar Flamengo e Palmeiras? Essa resposta começa a ser respondida nesta terça-feira (2), com a abertura da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.

Tratados em todo o continente como os dois grandes favoritos a conquistar a América novamente, como fizeram em quatro dos últimos cinco anos, flamenguistas e palmeirenses estreiam com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, mas precisam manter o foco além de seus jogos.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Sim, a diferença da dupla para os outros 30 times da Libertadores existe, mas, em uma era de futebol globalizado e equilibrado, sempre há alguém que pode aparecer de sopetão e tirar uma casquinha – como foi em 2023, com o inédito título do Fluminense. Quem se habilita?

A ESPN tentou responder a essa pergunta com este Guia da Libertadores que você, fã de esporte, tem em mãos.

Nas linhas abaixo, apresentamos cada time da atual edição, com informações completas de participações no torneio, última campanha, como se classificaram, os resultados da atual temporada e até um time-base usado no momento.

*Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e Betfair

Tudo isso e mais os comentários de Eugênio Leal sobre os 32 times ajudam a criar uma espécie de ranking de forças da competição, entre os que sonham com o título, os que podem aparecer de surpresa e aqueles que, se nada acontecer, vão só participar mesmo.

Confira abaixo as categorias que separamos cada equipe e apronte-se, porque chegou a hora de buscar a Glória Eterna!

SUPER FAVORITOS

FLAMENGO

Nome completo: Clube de Regatas do Flamengo

Participações: 19

Melhor campanha: campeão (1981, 2019 e 2022)

Em 2023: oitavas de final (eliminado pelo Olimpia)

Como se classificou: 4º colocado do Brasileirão

Números da temporada: 14 jogos, com 10 vitórias e 4 empates (ATÉ 24/03)

Time-base: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta; Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite

Adversários: Bolívar, Millonarios e Palestino

“Flamengo é a grande força econômica do continente. E parece ter encontrado um técnico e uma comissão que conseguiram dar equilíbrio ao time, que continua muito forte ofensivamente, mas se defende muito melhor. Por isso é uma grande força, um dos grandes candidatos ao título da Libertadores”

Treinador português busca o tetracampeonato do Verdão na Libertadores em 2024

PALMEIRAS

Nome completo: Sociedade Esportiva Palmeiras

Participações: 24

Melhor campanha: campeão (1999, 2020 e 2021)

Em 2023: semifinal (eliminado pelo Boca Juniors)

Como se classificou: campeão do Brasileirão

Números da temporada: 16 jogos, com 10 vitórias, 5 empates e 1 derrota

Time-base: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Marcos Rocha, Aníbal Moreno, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Flaco López e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.

Adversários: Independiente del Valle, San Lorenzo e Liverpool-URU

“O Palmeiras sabe como ninguém, hoje, jogar a Libertadores. Chegou nas últimas cinco semifinais, mantém a comissão técnica, um trabalho que tem dado certo, sempre conquistando títulos. Uma base de elenco que continua a mesma, as ideias táticas já muito integradas aos jogadores. Então, segue muito forte, outro time candidatíssimo ao título”

Galo vai em busca do bicampeonato da Libertadores em 2024

BRIGAM POR TÍTULO

ATLÉTICO-MG

Nome completo: Clube Atlético Mineiro

Participações: 14

Melhor campanha: campeão (2013)

Em 2023: oitavas de final (eliminado pelo Palmeiras)

Como se classificou: 3º colocado do Brasileirão

Números da temporada: 11 jogos, com 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas

Time-base: Everson; Saravia, Bruno Fucks, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Alan Franco, Igor Gomes e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.

Adversários: Peñarol, Rosario Central e Caracas

“O Atlético tem um elenco interessante, especialmente quando a gente fala da parte ofensiva, quando a gente junta Hulk, Paulinho, Gustavo Scarpa, a chegada do Bernard no meio do ano… É um time que tem muita força ali na frente e que tem tido boas campanhas recentes. Tem sempre passado da fase de grupos e se colocado como um dos candidatos. Está um pouco abaixo dos outros, mas tem toda uma estrutura forte para a competição”

VEJA a CONMEBOL Libertadores no Star+

FLUMINENSE

Nome completo: Fluminense Football Club

Participações: 9

Melhor campanha: campeão (2023)

Em 2023: campeão (final contra o Boca Juniors)

Como se classificou: atual campeão da Libertadores

Números da temporada: 15 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas

Time-base: Fábio; Guga, Felipe Melo, Thiago Santos e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Germán Cano e Keno. Técnico: Fernando Diniz.

Adversários: Cerro Porteño, Alianza Lima e Colo Colo

“Fluminense é o atual campeão, tem a manutenção do Fernando Diniz com as suas ideias, que foram fundamentais para a conquista do título no ano passado. Tem algumas mudanças no elenco, alguns reforços que chegaram, mas ainda não se encontrou esse ano. É um time que parece ter perdido o ritmo do ano passado e precisa se reencontrar. Mas é, sim, um candidato”

VEJA a CONMEBOL Libertadores no Star+

RIVER PLATE

Nome completo: Club Atlético River Plate

Participações: 29

Melhor campanha: campeão (1986, 1996, 2015 e 2018)

Em 2023: oitavas de final (eliminado pelo Internacional)

Como se classificou: campeão argentino

Números da temporada: 14 jogos, com 7 vitórias, 6 empates e uma derrota

Time-base: Franco Armani; Herrera, González, Paulo Díaz e Enzo Díaz; Villagra, Aliendo e Echeverri; Nacho Fernández, Borja e Barco. Técnico: Martín Demichelis.

Adversários: Libertad, Deportivo Táchira e Nacional-URU

“O River Plate tem sido nos últimos anos, embora nem sempre chegue nessa condição, o time fora do Brasil com uma boa média de desempenho. O River tem um técnico, o Demichelis, com a continuidade de trabalho, um DNA muito ofensivo, mudou muito do elenco do ano passado para cá, mas que segue muito forte. Tem o estádio em que será disputada a final – e é o maior do continente – e sempre recebe uma multidão, que é fundamental para que a equipe sonhe com o título”

CORREM POR FORA

BARCELONA

Nome completo: Barcelona Sporting Club

Participações: 29

Melhor campanha: vice-campeão (1990 e 1998)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: melhor colocado na tabela geral do Campeonato Equatoriano

Números da temporada: 4 jogos, com 1 vitória, 2 empate e 1 derrota

Time-base: Burrai; Vargas, Rodríguez, Sosa e Chalá; Leonai, Trindade, Corozo, Díaz e Solano; Fydriszewski. Técnico: Diego López.

Adversários: São Paulo, Talleres e Cobresal

“O Barcelona de Guayaquil é o único time não argentino ou brasileiro a chegar em uma semifinal de Libertadores nos últimos anos, em 2021, contra o Flamengo. É o clube mais popular do Equador e, embora esteja atravessando uma crise política muito grande, mantém um bom elenco, que tem no comando técnico o Diego López e vai tentar de novo surpreender”

BOTAFOGO

Nome completo: Botafogo de Futebol e Regatas

Participações: 6

Melhor campanha: semifinal (1963)

Em 2023: não participou

Como se classificou: 5º colocado do Brasileirão

Números da temporada: 19 jogos, com 12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas

Time-base: Gatito; Damián Suárez, Lucas Halter, Barboza e Marçal; Tchê Tchê, Danilo Barbosa e Eduardo; Savarino, Tiquinho Soares e Júnior Santos. Técnico: Fábio Matías.

Adversários: LDU, Junior Barranquilla e Universitario

“O Botafogo tem tido muito investimento a partir do grupo Eagle nos últimos anos. E, mais uma vez esse ano, depois da frustração no Brasileirão, foram contratados muitos reforços de renome, como o Luiz Henrique, o Savarino e outros mais. É um elenco fortalecido, com mais opções, mas ainda na dúvida sobre quem vai ser o comandante dessa aventura na Libertadores depois de tanto tempo”

Tricolor Gaúcho conquistou a América sob o comando do técnico Renato Gaúcho e com o meia como craque da competição

ESTUDIANTES

Nome completo: Club Estudiantes de la Plata

Participações: 16

Melhor campanha: campeão (1968, 1969, 1970 e 2009)

Em 2023: não participou

Como se classificou: campeão da Copa da Argentina de 2023

Números da temporada: 13 jogos, com 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas

Time-base: Zozaya; Mancuso, Fernández, Romero e Benedetti; Sosa, Pérez, Ascacíbar e Altamirano; Correa e Méndez. Técnico: Eduardo Domínguez.

Adversários: Grêmio, The Strongest e Huachipato

“O Estudiantes tem tido boas campanhas ultimamente, ano passado foi campeão da Copa Argentina superando o Boca na final. Teria se classificado independente desse título pela soma anual. Tem uma torcida muito apaixonada, história vencedora na Libertadores e um bom técnico, o Eduardo Domínguez. Ele tem conseguido dar competitividade para a equipe, que chega, para mim, como segundo melhor time argentino na Libertadores”

GRÊMIO

Nome completo: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Participações: 21

Melhor campanha: campeão (1983, 1995 e 2017)

Em 2023: não participou

Como se classificou: vice-campeão do Brasileirão

Números da temporada: 16 jogos, com 10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas

Time-base: Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Cristaldo e Pepê; Pavón, Diego Costa e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Gaúcho.

Adversários: Estudiantes, The Strongest e Huachipato

“O Grêmio é um outro time que tem muita história na Libertadores. E tem um técnico, o Renato, que é recordista em jogos no torneio, conhece muito bem a competição. Ficou um tempo afastado, porque caiu para a Série B, mas tem em seu elenco muitos jogadores com histórico internacional, assim como vários times do Brasil, que estão muito integrados a essa ideia de jogo de Libertadores fora de casa. Promete ser um time bem cascudo, embora tenha perdido sua grande estrela do ano passado, Luís Suárez, substituído pelo Diego Costa, que tem características diferentes, mas também é um jogador que pode dar certo em Libertadores”

Pelo São Paulo, Calleri soma 12 jogos e nove gols marcados pela CONMEBOL Libertadores

INDEPENDIENTE DEL VALLE

Nome completo: Club Social y Deportivo Independiente

Participações: 9

Melhor campanha: vice-campeão (2016)

Em 2023: oitavas de final (eliminado pelo Deportivo Pereira)

Como se classificou: vice-campeão do Campeonato Equatoriano de 2023

Números da temporada: 6 jogos, com 3 vitórias e 3 empates

Time-base: Villar; Fernández, Zárate, Carabajal e Caicedo; Ortiz, Zabala, Páez, Sornoza e Medina; López. Técnico: Javier Gandolfi.

Adversários: Palmeiras, San Lorenzo e Liverpool-URU

“É um time de sucesso no continente sul-americano, um clube empresa que em 10 anos se transformou em uma das potências do futebol sul-americano exportando muitos jogadores, conseguindo boas campanhas nas competições internacionais. Conquistou duas edições da Copa Sul-Americana, Recopa também. E tenta o primeiro título de Libertadores. Não tem o maior dos investimentos, mas tem uma ideia de jogo que conduz o time ao longo de todo esse período e, mais uma vez, vai ser o guia nessa competição”

LDU

Nome completo: Liga Deportiva Universitaria de Quito

Participações: 20

Melhor campanha: campeã (2008)

Em 2023: não participou

Como se classificou: campeã da Copa Sul-Americana de 2023

Números da temporada: 6 jogos, com 4 vitórias e 2 derrotas

Time-base: Domínguez; Quintero, Adé, Mina e Quiñónez; Pioví, Zambrano, Estupiñán, González e Julio; Hurtado. Técnico: Josep Alcácer.

Adversários: Junior Barranquilla, Universitario e Botafogo

“A LDU, para mim, é o melhor time, junto com o River Plate, fora do Brasil. Fez bons investimentos nessa última janela. Um time que já conquistou a Sul-Americana, já tinha uma base muito boa, perdeu algumas peças, mas repôs com qualidade. Exemplo é o Guerrero, que saiu e chegaram dois atacantes mais jovens que ele e muito fortes: o Michael Estrada, de seleção equatoriana, o Arce, agora também convocado pela seleção paraguaia e artilheiro da segunda divisão argentina. Além de ter trazido o técnico Alcácer, desconhecido, mas que está dando uma cara interessante ao time. Um time com cara de futebol espanhol na América do Sul – e jogando na altitude, o que é muito perigoso”

SÃO PAULO

Nome completo: São Paulo Futebol Clube

Participações: 21

Melhor campanha: campeão (1992, 1993 e 2005)

Em 2023: não participou

Como se classificou: campeão da Copa do Brasil

Números da temporada: 14 jogos, com 6 vitórias, 6 empates e 2 derrotas

Time-base: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson, Lucas, Luciano e Ferreira; Calleri. Técnico: Thiago Carpini.

Adversários: Barcelona-EQU, Talleres e Cobresal

“O São Paulo vem no embalo do título da Copa do Brasil do ano passado, mas sofreu o revés da eliminação no Campeonato Paulista. Tem um bom time, Lucas como seu destaque, mas tem ainda a inexperiência do Thiago Carpini, o que pode dificultar um pouco o trabalho”

PODEM IR LONGE

BOLÍVAR

Nome completo: Fútbol Club Bolívar

Participações: 37

Melhor campanha: semifinal (2014)

Em 2023: quartas de final (eliminado pelo Internacional)

Como se classificou: melhor colocado na tabela geral do Campeonato Boliviano de 2023

Números da temporada: 7 jogos, com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota

Time-base: Lampe; Rocha, Orihuela, Sagredo e Paz; Justiniano, Vaca, Uzeda e Saucedo; Algarañaz e Bruno Sávio. Técnico: Flavio Robatto.

Adversários: Flamengo, Millonarios e Palestino

“Bolívar fez boa campanha ano passado, chegou até o mata-mata, mas esse ano os investidores diminuíram um pouco a injeção de dinheiro no clube. Ele não está com a mesma força, mas ainda tem a base do ano passado que pode fazer com que tenha uma boa campanha. Sempre bom lembrar: na altitude de La Paz, é sempre difícil vencer o Bolívar”

COLO COLO

Nome completo: Corporación Club Social y Deportivo Colo-Colo

Participações: 36

Melhor campanha: campeão (1991)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: 3º colocado do Campeonato Chileno de 2023

Números da temporada: 10 jogos, com 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas

Time-base: Cortés; Saldívia, Amor, Falcón e Wiemberg; Pavez, Gil e Vidal; Zavata, Paiva e Palacios. Técnico: Jorge Almirón.

Adversários: Fluminense, Cerro Porteño e Alianza Lima

“Colo Colo, para esse ano, tem o nome do Vidal como grande estampa. E no banco de reservas o Jorge Almirón, técnico vice-campeão com o Boca no ano passado. É um time de muita torcida, mas muitos problemas extracampo, também. Conta com outros jogadores que passaram pelo Brasil. Acho que tem condições de fazer boa participação na fase de grupos, mas não deve ir muito além”.

JUNIOR BARRANQUILLA

Nome completo: Corporación Popular Deportiva Junior

Participações: 17

Melhor campanha: semifinal (1994)

Em 2023: não participou

Como se classificou: campeão do Torneio Finalización de 2023

Números da temporada: 16 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 5 derrotas

Time-base: Mele; Olivera, Peña, Fuentes e Herrera; Cantillo, Martínez e Hinojosa; Caicedo, Enamorado e Bacca. Técnico: Arturo Reyes.

Adversários: LDU, Universitario e Botafogo

“Nos últimos anos, se destacou por ser o clube de maior poder de investimento na Colômbia. Os seus proprietários têm feito contratações de peso para o mercado colombiano, mas que no cenário internacional não tem refletido em grandes conquistas. Tem faltado um pouco mais de força quando sai da Colômbia ao Junior Barranquilla. Mas ainda assim é um time difícil, até porque jogar em Barranquilla no calor, que é muito úmido, é sempre muito difícil para qualquer adversário”

LIBERTAD

Nome completo: Club Libertad

Participações: 22

Melhor campanha: semifinal (2006)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: Campeão do Apertura e do Clausura de 2023

Números da temporada: 10 jogos, com 6 vitórias e 4 empates

Time-base: Morínigo, Ramírez, Viera, Cardozo e Espinoza; Caballero, Cardozo, Fernández, Merlini e Melgarejo; Cardozo. Técnico: Ariel Galeano.

Adversários: River Plate, Deportivo Táchira e Nacional-URU

“O Libertad ganhou todas as competições no Paraguai ano passado: Apertura, Clausura, Copa e Supercopa. Tem o maior poder de investimento no futebol local, um bom time, que mantém sua base desde o ano passado, e chega sempre com expectativa de alcançar oitavas ou até quartas de final”

ROSÁRIO CENTRAL

Nome completo: Club Atlético Rosario Central

Participações: 12

Melhor campanha: semifinal (2001)

Em 2023: não participou

Como se classificou: Campeão da Copa da Liga Argentina de 2023

Números da temporada: 13 jogos, com 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas

Time-base: Broun; Martínez, Mallo, Komar e Sández; Ortiz, O’Connor e Gómez; Lovera, Hernández e Campaz. Técnico: Miguel Ángel Russo.

Adversários: Peñarol, Atlético-MG e Rosario Central

“O Rosario Central conseguiu a classificação ano passado, mas esse ano não tem apresentado um bom futebol. É um início de temporada ruim do time, que tem sofrido com problemas extracampo, a violência na cidade, assassinatos, uma questão de narcotráfico muito pesada na cidade de Rosário. Se avançar ao mata-mata, é possível que ganhe o reforço do Di María. Aí muda de patamar. Vamos aguardar o que acontece”

SAN LORENZO

Nome completo: Club Atlético San Lorenzo de Almagro

Participações: 17

Melhor campanha: campeão (2014)

Em 2023: não participou

Como se classificou: 2º melhor colocado na tabela geral da temporada de 2023

Números da temporada: 13 jogos, com 4 vitórias, 6 empates e 3 derrotas

Time-base: Altamirano; Luján, Romaña, Campi e Braída; Irala, Insaurralde, Giay, Ferreira e Barrios; Herazo. Técnico: Rubén Insúa.

Adversários: Palmeiras, Independiente del Valle e Liverpool-URU

“San Lorenzo vai muito na base de sua camisa e sua torcida. Tem um time correto, um técnico experiente, Rubén Darío Insúa, que foi vice-campeão com o Barcelona de Guayaquil em 1990, alguns jogadores interessantes, mas que não tem a força de outros tempos, economicamente falando”

TALLERES

Nome completo: Club Atlético Talleres

Participações: 3

Melhor campanha: quartas de final (2022)

Em 2023: não participou

Como se classificou: melhor colocado na tabela geral da temporada de 2023

Números da temporada: 13 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas

Time-base: Barovero; Bonifacio, Maciel, Quirós e Insúa; Soraire, Calleros, Alvarez e Rodríguez; Giménez e Sepúlveda. Técnico: Walter Ribonetto.

Adversários: São Paulo, Barcelona-EQU e Cobresal

“O Talleres de Córdoba é um time bem administrado, que tem sempre bons elencos, senão estrelados, mas com jogadores promissores. É o caso do Ramón Sosa, atacante paraguaio que tem sido destaque na atual equipe, que trocou de técnico. Tem um técnico pouco experiente, Walter Ribonetto, que era do time reserva. Mas sempre funcionando muito bem, como um reloginho, e com uma torcida muito participativa em Córdoba. É um bom time”

THE STRONGEST

Nome completo: Club The Strongest

Participações: 29

Melhor campanha: oitavas de final (1990, 1994, 2014 e 2017)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: campeão do Campeonato Boliviano de 2023

Números da temporada: 6 jogos, com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas

Time-base: Viscarra; Lino, Jusino e Enoumba; Osorio, Ursino, López, Quiroga e Ramallo; Arrascaita e Triverio. Técnico: Pablo Lavallén.

Adversários: Grêmio, Estudiantes e Huachipato

“O Strongest é o atual campeão boliviano e vem mantendo esse padrão em 2024, tendo um bom desempenho, manteve a base. Tem o atacante Henrique Triverio no comando do ataque, sempre gosta de fazer gol em times brasileiros. E joga sempre com a altitude. Vai tentar repetir o feito do seu rival Bolívar no ano passado e chegar ao mata-mata”

LUTAM POR SUL-AMERICANA

CERRO PORTEÑO

Nome completo: Club Cerro Porteño

Participações: 44

Melhor campanha: semifinal (1993, 1998, 1999 e 2011)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: 2º colocado na tabela acumulada do Paraguai em 2023

Números da temporada: 11 jogos, com 4 vitórias, 5 empates e 2 derrotas

Time-base: Jean; Cabañas, Valdez, Báez e Arzamendia; Piris da Motta, Morel, Iturbe, Carrizo e Domínguez; Churín. Técnico: Manolo Jiménez.

Adversários: Fluminense, Alianza Lima e Colo Colo

“O Cerro Porteño é o grande paraguaio que ainda não tem título da Libertadores – e dificilmente terá. Passa por muita discussão interna de crise política, contestação à atual diretoria e já trocou de técnico. Contratou o Manolo Jiménez, espanhol com bastante experiência e passagens por Sevilla, AEK, na Grécia, onde foi campeão, e que chega à América do Sul como novidade. É uma interrogação para ver o que vai acontecer com esse Cerro Porteño, que tem alguns jogadores que passaram pelo futebol brasileiro, conhecidos aqui”

DEPORTIVO TÁCHIRA

Nome completo: Deportivo Táchira Fútbol Club

Participações: 25

Melhor campanha: quartas de final (2004)

Em 2023: não participou

Como se classificou: campeão do Campeonato Venezuelano de 2023

Números da temporada: 10 jogos, com 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas

Time-base: Araque; Vargas, Camacho, Ruíz Díaz e Yanniel Hernández; Figueroa, Díaz, Nelson Hernández e Sosa; Castillo e Jesus Hernández. Técnico: Eduardo Saragó.

Adversários: River Plate, Libertad e Nacional-URU

“O futebol venezuelano historicamente não tem sucesso nas competições sul-americanas. O Táchira sofreu um baque muito grande com as lesões de dois jogadores titularíssimos do meio-campo, o Leandro Fioravanti e o Maurice Cova, que estão fora da competição por ruptura de ligamentos, só voltam lá para novembro. Isso enfraqueceu bastante a equipe, que já vem sentindo isso nos últimos jogos do Campeonato Venezuelano”

MILLONARIOS

Nome completo: Club Deportivo Los Millonarios

Participações: 19

Melhor campanha: semifinal (1960)

Em 2023: 3ª fase prévia (eliminado pelo Atlético-MG)

Como se classificou: campeão do Torneio Apertura da Colômbia em 2023

Números da temporada: 17 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e 7 derrotas

Time-base: Novoa; Alfonzo, Llinás, Arias e Hernández; Pereira, Vega, Rodríguez, Silva e Cataño; Giordana. Técnico: Alberto Gamero.

Adversários: Flamengo, Bolívar e Palestino

“O Millonarios é um time que nos últimos anos tem disputado quase todos os títulos na Colômbia. Tem uma ideia de jogo determinada pelo técnico Alberto Gamero, que já está há algum tempo no comando depois de trabalhar pelo Tolima. É um time de toque de bola, mas que tem dificuldades em traduzir essa posse de bola em gol. E apresenta algumas dificuldades defensivas. Atualmente, no Colombiano, chega em uma sequência de sete jogos sem vitória em meio a uma crise”

NACIONAL

Nome completo: Club Nacional de Football

Participações: 50

Melhor campanha: campeão (1971, 1980 e 1988)

Em 2023: oitavas de final (eliminado pelo Boca Juniors)

Como se classificou: melhor colocado na tabela geral da temporada do Uruguai em 2023

Números da temporada: 11 jogos, com 5 vitórias, 4 empates e 2 derrotas

Time-base: Suárez; Polenta, Antoni e Izquierdo; Sanabria, Lozano, Pereyra, Zabala e Báez; Gonzalo Carneiro e Bentancourt. Técnico: Álvaro Recoba.

Adversários: River Plate, Libertad e Deportivo Táchira

“O time que mais jogos e mais participações tem na história da Libertadores chegou a duras penas nessa fase de grupos ao passar com dificuldades pelo Always Ready, da Bolívia, embora tenha perdido só por 1 a 0 no jogo em El Alto. Mas teve muitos problemas para conseguir vencer em casa e levar a decisão para os pênaltis. O técnico Alvaro Recoba ainda não encontrou um padrão para o time”

PEÑAROL

Nome completo: Club Atlético Peñarol

Participações: 47

Melhor campanha: campeão (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987)

Em 2023: não participou

Como se classificou: vice-campeão do Campeonato Uruguaio de 2023

Números da temporada: 8 jogos, com 7 vitórias e um empate

Time-base: Aguerre; Mayada, Méndez, Rodríguez e Hernández; Fernández, García, Cabrera, Sequeira e Darias; Silvera. Técnico: Diego Aguirre.

Adversários: Atlético-MG, Rosario Central e Caracas

“Outro tradicional uruguaio, o Peñarol, com 10 finais de Libertadores, mas a última em 2011, já há mais de uma década. Começou bem a temporada sob o comando do Diego Aguirre, com o Léo Fernández, que foi campeão com o Fluminense no ano passado, como o grande comandante do meio de campo. Tem um bom desempenho no futebol uruguaio, é o líder da competição, mas parece ainda um time sem forças para se estabelecer como um time de classificação na Libertadores. É esperar para ver”

UNIVERSITARIO

Nome completo: Club Universitario de Deportes

Participações: 32

Melhor campanha: vice-campeão (1972)

Em 2023: não participou

Como se classificou: Campeão do Campeonato Peruano de 2023

Números da temporada: 9 jogos, com 6 vitórias e 3 empates

Time-base: Britos; Corzo, Riveros e Di Benedetto; Polo, Pérez Guedes, Concha, Ureña e Portocarrero; Flores e Valera. Técnico: Fabián Bustos.

Adversários: LDU, Junior Barranquilla e Botafogo

“Depois de um bom tempo, foi campeão peruano no ano passado. Isso mexeu muito com a sua torcida, que é muito grande e que deve apoiar a equipe no seu estádio, onde o Flamengo foi campeão em 2019. O técnico é o Fabián Bustos, que ano passado comandou o América-MG, time que acabou sendo rebaixado no Campeonato Brasileiro, e não tem grandes estrelas dentro de campo”

SACO DE PANCADA

ALIANZA LIMA

Nome completo: Club Alianza Lima

Participações: 29

Melhor campanha: oitavas de final (1995 e 1998)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: vice do Campeonato Peruano

Números da temporada: 9 jogos, com 5 vitórias, 0 empates e 4 derrotas

Time-base: Saravia; Fuentes; Freytes e Garcés; Huamán, Arregui, Castill, Rodríguez e D’Arrigo; Waterman e Hernán Barcos. Técnico: Alejandro Restrepo.

Adversários: Fluminense, Cerro Porteño e Colo Colo

“O Alianza tem dificuldades. Começa o ano com problemas, resultados ruins sob o comando do Alejandro Restrepo, colombiano que ano passado conduziu o Deportivo Pereira até as quartas de final. Esse ano, tem tido problemas, e o Hernán Barcos é a referência dentro de campo apesar de ter 39 anos”

CARACAS

Nome completo: Caracas Fútbol Club

Participações: 21

Melhor campanha: quartas de final (2009)

Em 2023: não participou

Como se classificou: vice do Campeonato Venezuelano

Números da temporada: 10 jogos, com 2 vitórias, 4 empates e 4 derrotas

Time-base: Hernández; Fereira, Rivero, Osio e Notaroberto; Flores, Castillo e Echeverría; Osei, Akinyoola e Celis. Técnico: Leonardo González.

Adversários: Peñarol, Atlético-MG e Rosario Central

“Caracas, vice-campeão venezuelano, muito tradicional, time com mais vitórias no campeonato da Venezuela, não apresenta um bom momento. Está na metade de baixo da tabela, manteve o técnico do ano passado. A grande novidade é a volta do goleiro Fariñez, que estava no futebol colombiano e depois foi jogar na França, aonde não se deu bem. É bom goleiro, mas o time deve ter dificuldades na competição”

COBRESAL

Nome completo: Clube de Deportes Cobresal

Participações: 2

Melhor campanha: fase de grupos (1986 e 2016)

Em 2023: não participou

Como se classificou: vice do Campeonato Chileno

Números da temporada: 6 jogos, com 2 empates e 4 derrotas

Time-base: Requena; Jorquera, Bechtholdt, Alarcon e Pacheco; Navarro, Roki e Valencia; García, Munder e Diego Coelho. Técnico: Gustavo Huerta.

Adversários: São Paulo, Barcelona-EQU e Talleres

“O Cobresal, time do deserto na montanha do Chile, não vai jogar em sua casa, isso já facilita, embora o estádio do Cobreloa, onde vai mandar seus jogos, também não costuma ser dos mais agradáveis para os visitantes. O Cobresal manteve a base do ano passado, tem como destaque o Leonardo Valencia, ex-Botafogo, e o cubano César Munder. Jogador de boa habilidade, velocidade e que pode dar algum trabalho, apesar de a equipe como um todo não assustar”

HUACHIPATO

Nome completo: Club Deportivo Huachipato

Participações: 2

Melhor campanha: fase de grupos (1975 e 2013)

Em 2023: não disputou

Como se classificou: campeão do Campeonato Chileno

Números da temporada: 6 jogos, com 2 vitórias, 2 empate e 2 derrotas

Time-base: Parra; Malanca, González e Gazzolo; Silva, Montes, Gutiérrez, Díaz, Martínez e Palmezano; Rodríguez. Técnico: Javier Sanguinetti.

Adversários: Grêmio, Estudiantes e The Strongest

“Foi campeão chileno ano passado, mas perdeu seu técnico, alguns jogadores e vive uma crise, porque a empresa de aço que banca o clube e a cidade anunciou que vai interromper as suas atividades. Isso pode afetar bastante o Huachipato, clube chileno que tem problemas na continuidade do seu futebol”

LIVERPOOL-URU

Nome completo: Liverpool Fútbol Club Montevideo

Participações: 3

Melhor campanha: fase de grupos (2023)

Em 2023: fase de grupos

Como se classificou: campeão do Campeonato Uruguaio

Números da temporada: 9 jogos, com 2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas

Time-base: Lentinelly; Inacio Rodríguez, De los Santos e Martínez; Amaro, Lemos, Barrios e Cayetano; Luciano Rodríguez, García e Renzo Machado. Técnico: Emiliano Alfaro.

Adversários: Palmeiras, Independiente del Valle e San Lorenzo

“O Liverpool foi campeão uruguaio no ano passado, mas perdeu técnico, alguns jogadores e tem dificuldade de manter uma boa equipe, uma equipe tão competitiva para a competição. A tendência é que não dê tanto trabalho para seus rivais. Olho só no Luciano Rodríguez, atacante na mira do Grupo City”

PALESTINO

Nome completo: Club Deportivo Palestino

Participações: 6

Melhor campanha: fase de grupos (1976, 1978, 1979, 2015 e 2019)

Em 2023: não disputou

Como se classificou: 4º colocado do Campeonato Chileno

Números da temporada: 10 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas

Time-base: Rigamonti; Véjar, Ceza, Suárez e Zúñiga; Linares, Cornejo e Davila; Carrasco, Palacio e Sosa. Técnico: Pablo Sánchez.

Adversários: Flamengo, Bolívar e Millonarios

“Time da comunidade palestina, o Palestino conseguiu classificação para a fase de grupos, mas não tem tanta força para algo mais. Acho que já alcançou o seu objetivo. O comando é do argentino Pablo Sánchez”

Fonte: ESPN

Artigo anteriorConheça Imane Chebel, nova jogadora do Flamengo
Próximo artigoMilagre de Lima, atropelo nos ‘hermanos’ e mais: veja top-10 jogos do Flamengo na Libertadores