Grêmio identifica torcedor, que nega ato racista contra Carlinhos, do Flamengo: 'Tá brabinho'

O Grêmio emitiu um comunicado oficial a respeito do suposto caso de racismo sofrido pelo atacante Carlinhos, do Flamengo, durante a vitória do Imortal, por 3 a 2, na noite do último domingo (22), pelo Campeonato Brasileiro.

De acordo com a nota do clube gaúcho, o torcedor que teria cometido o crime foi identificado e questionado se realizou ou não um ato racista contra Carlinhos. O indivíduo negou e, segundo o comunicado do Grêmio, teria dito o seguinte em direção ao atacante: “Tá brabinho?”.

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

A frase proferida pelo torcedor teria sido, inclusive, repetida por uma criança que estava ao seu lado nas arquibancadas.

O possível questionamento teria acontecido após Carlinhos dar um soco na cabine do VAR, antes de se dirigir ao túnel de acesso aos vestiários, logo após ter recebido o cartão vermelho por uma agressão contra Kannemann, zagueiro do Grêmio.

Por outro lado, no comunicado oficial emitido pelo Flamengo a respeito do caso, o jogador diz ter escutado imitações de macaco e, após assistir a um vídeo do diário “Lance!”, o clube diz que é possível escutar a palavra “macaquinho”.

Ainda de acordo com o Grêmio, o clube informou que “estuda ainda outras medidas relativas ao episódio” e reforçou o compromisso contra o racismo.

Veja abaixo o comunicado oficial do Grêmio na íntegra:

Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR.

Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa.

Sendo assim, ainda ontem à noite, o Grêmio identificou o torcedor responsável pelo que foi dito ao jogador do Flamengo.

Indagado pelo Clube, o torcedor afirmou que costuma acompanhar os jogos sempre da mesma posição, nas cadeiras próximas ao túnel de acesso ao campo.

Disse que, após presenciar o ato do atleta do Flamengo de quebrar a cabine do VAR, falou “tá brabinho?”, frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado.

O Grêmio estuda ainda outras medidas relativas ao episódio. E aproveita para reforçar o seu compromisso contra qualquer tipo de discriminação. Esclarece que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. E que, além disso, vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que, eventualmente, cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos.

O clube está à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso.

PRÓXIMOS JOGOS DO GRÊMIO:

Criciúma (C) – 25/09, 19h (de Brasília) – Brasileirão

Botafogo (F) – 28/09, 21h (de Brasília) – Brasileirão

Fortaleza (C) – 04/10, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO:

Peñarol (F) – 26/09, 19h (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores – Com transmissão do Disney+

Athletico-PR (C) – 29/09, 20h (de Brasília) – Brasileirão

Corinthians (C) – 02/10, a definir – Copa do Brasil

Fonte: ESPN

Artigo anteriorMatheus Cunha demonstra indignação após derrota do Flamengo
Próximo artigoGrêmio identifica autor de possíveis gritos racistas contra Carlinhos e emite nota sobre o caso