Às vésperas da grande decisão da Copa do Brasil, contra o São Paulo, oFlamengoacabou sendo goleado. O Clube Carioca foi superado pelo Athletico-PR por 3 a 0, gols de Cacá, Alex Santana e Vítor Bueno, em noite queo atacante Gabigol foi vilão. O jogador acabou sendo expulsoapós checagem do VAR.
Inclusive, o camisa 10 doRubro-Negro do Rio de Janeiro, passou a ser criticado por parte da torcida.O argumento é que mesmo que ele seja considerado ídolo, marcando nas últimas duas finais de Libertadores conquistadas peloMais Querido, o rendimento do atacante caiu consideravelmente. Isso fica claro em seu aproveitamento nos últimos anos.
De acordo com o Sofascore, especialista em estatísticas sobre times e jogadores, desde 2019 até 2023, a pontaria deGabigol só diminui.Se no ano da Tríplice Coroa (Libertadores, Brasileirão e Carioca) ele teve um aproveitamento de 66%, em 2023 o percentual diminuiu para 47%. Neste meio tempo, ele obteve os seguintes números:55%, 58%, 50%, em 2020, 2021 e 2022, respectivamente.
Gabigol vai dar a volta por cima mais uma vez?
Com isso,os gols do camisa 10 acabaram refletindo nas últimas temporadas. Em 2019, Gabigol marcou 18 gols, caindo para oito no ano seguinte. Em 2021, ele conseguiu uma retomada e foi às redes em 12 oportunidades. No entanto, o rendimento dele ano passado e nesta temporada voltou a despencar. Ele acabou marcando apenas cinco tentos em cada um.