Gabigol, James, Deyverson e mais: os jogadores que não têm sete jogos no Brasileirão

A janela de transferências do futebol brasileiro abriu na última quarta-feira (10) e, agora, os times do Brasileirão já podem utilizar novos jogadores. Muitos reforços de meio de ano costumam vir de outros países, já que a regra dos sete jogos limita algumas contratações nacionais. No entanto, não são todos os atletas que já chegaram a esse número na atual competição.

O regulamento diz que um jogador só pode atuar por outro clube do Campeonato Brasileiro caso não tenha feito sete ou mais partidas com seu time atual. Por conta disso, é comum que alguns até desfalquem as equipes nesse período do ano.

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

O caso mais emblemático de 2024 é o de Gabigol, que tem seu futuro incerto no Flamengo. E o eterno ídolo do Flamengo não é o único.

Vários atletas de nome têm menos de sete jogos e estariam disponíveis para uma mudança. O ESPN.com.br elaborou uma lista de jogadores pouco aproveitados e que podem ser visados nesta janela de transferências.

GABIGOL (FLAMENGO) – 6 JOGOS

Ídolo do Flamengo, Gabigol está longe dos dias de glória que já viveu no clube carioca. Reserva com Tite e com fim de contrato em 2024, ele é o principal alvo do Palmeiras, que prefere tê-lo já neste ano, mas aceita esperar até ele ficar desvinculado em 2025. Os clubes chegaram a negociar uma troca entre ele e Dudu, mas as tratativas esfriaram nesta semana.

ALAN KARDEC (ATLÉTICO-MG) – 5 JOGOS

Fora dos planos do técnico Gabriel Milito no Atlético-MG, Alan Kardec marcou apenas um gol em 2023 e ainda não balançou as redes em 2024. Apesar da má fase, o atacante é figura carimbada no futebol brasileiro e teve carreira consolidada também na China. Uma mudança de ares poderia ser benéfica para ele recuperar seu futebol.

CAIO PAULISTA (PALMEIRAS) – 6 JOGOS

A contratação de Caio Paulista pelo Palmeiras em 2024 pegou muitos de surpresa, já que ele era um dos principais jogadores do São Paulo, rival do alviverde. Ele chegou com status de titular, mas não se firmou na equipe de Abel Ferreira e chegou a ser criticado, mais de uma vez, pela torcida. Até o momento, está nos planos da comissão técnica, mas, caso queira se transferir para outro time brasileiro, ele ainda não atingiu o limite de jogos.

DEYVERSON (CUIABÁ) – 1 JOGO

Depois de um 2023 de protagonismo no Cuiabá, Deyverson não vive o mesmo em 2024. O atacante já foi afastado duas vezes por indisciplina, a última em abril, e não deve mais vestir a camisa do clube. O único jogo do Brasileirão que entrou em campo foi na primeira rodada, contra o Athletico-PR. Nas redes, torcedores do Vasco já pediram a contratação pela ‘rivalidade’ do jogador com o Flamengo.

FAGNER (CORINTHIANS) – 5 JOGOS

Fagner está perto de completar 10 anos no Corinthians e, recentemente, acertou a prorrogação de seu contrato até 2026, o que deve esfriar quaisquer especulações sobre o lateral-direito. No entanto, ele não completou os sete jogos e é mais um da lista que ainda pode atuar por outra equipe no Brasileirão.

GATITO FERNÁNDEZ (BOTAFOGO) – 3 JOGOS

Reserva de Lucas Perri em 2023 e de John em 2024, Gatito Fernández já não é mais o goleiro titular do Botafogo há algum tempo e poderia atuar por outro time do Brasileirão. Recentemente, ele foi convocado para disputar as Olimpíadas de Paris 2024 pelo Paraguai e liberado pelo clube para disputá-las.

JAMES RODRÍGUEZ (SÃO PAULO) – 2 JOGOS

Longe de ser unanimidade no São Paulo, James Rodríguez vive um momento ‘mágico’ com a Colômbia: ele é um dos principais jogadores da Copa América de 2024, com um gol e seis assistências em cinco partidas na competição. No time paulista, no entanto, é irregular e foi até criticado pela discrepância entre os desempenhos no clube e na seleção.

O futuro do colombiano é uma incógnita. Caso decida sair do São Paulo para defender outro clube do Brasileirão, o limite de jogos não será um problema para James.

KANNEMANN (GRÊMIO) – 6 JOGOS

Parte do elenco campeão da CONMEBOL Libertadores de 2017 pelo Grêmio, Wálter Kannemann segue no clube gaúcho e é até hoje uma peça importante. O argentino ainda não completou os sete jogos e, caso alguém se interesse pela sua contratação, não tem o limite de jogos como barreira.

MARCELO LOMBA (PALMEIRAS) – 0 JOGOS

Reserva imediato do consagrado Weverton, Marcelo Lomba é um goleiro experiente, com 37 anos e passagens por grandes clubes do Brasil. Em 2024, sofreu um baque por ter falhado contra o Botafogo-SP no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, sendo ‘salvo’ pela classificação alviverde. Mas é um nome com moral interno na Academia e não deve ser algo de uma saída.

MARÇAL (BOTAFOGO) – 3 JOGOS

Marçal perdeu a titularidade da lateral-esquerda no Botafogo para Cuiabano, que chegou em 2024, por conta de lesões. Hoje, não tem mais o mesmo destaque de 2023, quando foi um dos pilares da equipe que liderou o Brasileirão por 31 rodadas. Para se recuperar totalmente, precisa da titularidade, que poderia vir em outro clube, caso queira sair.

MARIANO (ATLÉTICO-MG) – 4 JOGOS

Outro lateral veterano, Mariano também teve alguns problemas físicos no ano e seu vínculo com o Atlético-MG expira no fim de 2024. No entanto, ele não pensa em aposentadoria no momento e pode tanto assinar um pré-contrato com outro clube quanto ser transferido para já. Campeão brasileiro com o Fluminense e da Europa League com o Sevilla, traz qualidade ao lado direito.

PATRICK DE PAULA (BOTAFOGO) – 4 JOGOS

Um dos primeiros reforços da era rica do Botafogo, Patrick de Paula teve uma grave lesão em 2023 e ficou mais de 400 dias sem jogar pelo clube, até voltar em abril contra o Boavista, pela Taça Rio do Campeonato Carioca, quando se emocionou e foi aplaudido pela torcida alvinegra. Com apenas 24 anos, o volante ainda tem muito a entregar e pode ser alvo de sondagens.

RAFINHA (SÃO PAULO) – 1 JOGO

Em vias de se aposentar, Rafinha renovou seu contrato com o São Paulo até o fim de 2024, mas já expressou seu desejo de parar. Na estreia da Libertadores, contra o Talleres em 4 de abril, sofreu uma fratura na fíbula esquerda e perdeu mais de três meses, estando ainda em recuperação física. Caso algum clube o convença a seguir atuando em 2025, pode tentar a contratação.

Fonte: ESPN

Artigo anteriorGabigol comenta sobre período em que não vinha sendo relacionado: “Comum acordo”
Próximo artigoFlamengo é surpreendido, perde para o Fortaleza e não é mais líder do Brasileirão