Flamengo e Bragantino empataram em 1 a 1 no estádio Nabi Abi Chedid, neste sábado (04), em partida válida pela 5ª rodada do Brasileirão. Porém, o que marcou a partida foram as polêmicas envolvendo a arbitragem.
O que você precisa saber:
- Flamengo e Bragantino empatam em 1 a 1 pela 5ª rodada do Brasileirão
- Rubro-Negro reclamou muito de lances polêmicos em relação à arbitragem da partida
- CBF divulgou áudio com o diálogo entre o VAR e o árbitro de campo
Áudios do VAR
Após partida, a CBF divulgou os áudios dos diálogos entre Paulo Cesar Zanovelli, árbitro de campo e o responsável pelo VAR, Daniel Bins.
Um deles foi sobre o lance em que o Flamengo reclamou muito de um possível pênalti em Luiz Araújo nos minutos finais da partida em que Zanovelli mandou o jogo seguir e o VAR concordou: “Não foi nada. Forçou o pênalti“, antes de completar: “Tudo ok“.
Ouça o áudio do VAR sobre o lance de possível pênalti:
⚠️ CBF divulga áudio do VAR do lance em que o Flamengo reclama de pênalti em Luiz Araújo.
Todos os árbitros da cabine do VAR entenderam que não houve nada.
🗞 @OGlobo_Esportes | @jotapfragoso
🎥 Reprodução pic.twitter.com/6zLuBSmoAM— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 5, 2024
Vale frisar que a análise do VAR do lance envolvendo um possível penal em Luiz Araújo não durou nem 30 segundos e não foi recomendada ao menos a revisão do árbitro no monitor.
Diferente do que ocorreu no cancelamento do cartão vermelho a Luan Cândido, do Bragantino, em que o árbitro analisou no vídeo e achou uma falta de De La Cruz para cancelar a expulsão.
Mais um lance polêmico
Outro lance que gerou grande revolta e reclamação da delegação do Flamengo foi o cancelamento do cartão vermelho a Luan Cândido, do Bragantino. Na situação, o árbitro chegou a expulsar o jogador em campo, mas após interferência do VAR para a análise de uma possível falta na origem do lance, Paulo César Zanovelli cancelou a expulsão.
Veja o diálogo completo entre Zanovelli e Daniel Nobre Bins, responsável pelo VAR:
— Zanovelli, vamos ver uma possível falta no meio-campo. Estamos checando a possível falta no meio. Os dois estão olhando para a bola e bate acidental -, inicia Bins.
— Para mim, o contato é acidental também – diz outro integrante da arbitragem na cabine do VAR.
— No lance da possível falta, os dois jogadores estão deslocamento e trança o pé acidental, totalmente olhando para a bola. Não há falta, estamos checando o impedimento -, continua Bins.
— A gente tem que analisar porque ele tem uma vantagem tática -, diz Bins.
— Ele ganha uma vantagem tática – afirma Barroca.
A “conversa” entre os árbitros continua até que Daniel Nobre Bins diz a Paulo Cesar Zanovelli que a “situação acidental causa prejuízo” a Pedro Henrique, jogador do Bragantino. Após isso, o árbitro da partida decide cancelar o cartão vermelho e marcar falta de De La Cruz.
— Zanovelli, vou pedir para que você revisar uma possível falta porque depois esse jogador vai sair na cara. É uma situação acidental, mas que causa um prejuízo ao jogador. Trisca na perna dele, e isso faz com que o jogador caia -, diz Bins.
— Realmente, é uma falta sem querer. Deixa a jogada seguir, eu quero ver o impacto. Segue, segue, segue. Eu vou voltar, vou tirar o cartão vermelho e vou voltar com falta aqui -, conclui Zanovelli.
Veja o lance:
A falta que a arbitragem inventou para anular a expulsão do jogador do Bragantino contra o Flamengo.
Se fosse o contrário, ele jamais marcaria essa falta de um jogador do Bragantino num do Flamengo. JAMAIS! pic.twitter.com/zVPUvEvGvZ
— SOU FLA ᶜʳᶠ (@SouFla10) May 4, 2024
Veja as declarações de Bruno Spindel sobre as polêmicas com a arbitragem:
Bruno Spindel, diretor do Flamengo, ao final da partida contra o RB Bragantino.
“Quem não reclama, quem não diz que tem roubo, assalto é prejudicado, como o Flamengo. A gente vai ter que começar a pressionar a arbitragem do mesmo jeito.”
📽️: Premierepic.twitter.com/GmYCFjNRit
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) May 4, 2024
Fonte: Fla Resenha