Flamengo vê queda em alcance e engajamento na volta ao X

A volta do X, antigo Twitter, em território brasileiro, era muito aguardada pelos brasileiros que gostam da plataforma, mas o retorno não está sendo tão bom assim para os clubes. Para o Flamengo, que não aderiu ao BlueSky, é ainda mais preocupante. Os números do clube na rede social não estão indo tão bem quanto antes.

O bloqueio do X no Brasil está rendendo impacto negativo no seu retorno. Muitos usuários ainda não se deram conta de que já podem utilizar a rede social, ou mesmo descobriram o BlueSky, ou o Threads e decidiram não voltar para o Twitter. O STF autorizou o retorno na última terça-feira (8), mas os números são ruins.

‘Vexatória’: torcedores reagem à nova camisa do Flamengo

Os dados levantados pela agência de marketing esportivo Samba Digital mostram que 19 clubes da elite do futebol brasileiro tiveram 75% menos alcance e 39,5% menos interações, ou seja, engajamento na plataforma.

Os números foram confrontados com os de 12 de outubro de 2023. Isso porque a ideia era comparar com um período parecido do ano, levando em consideração a Data Fifa, que reduz naturalmente o engajamento dos clubes.

Flamengo aumenta seguidores no X

Apesar das estatísticas ruins causadas pelo bloqueio do X no Brasil em agosto, o Flamengo ainda consegue se destacar frente aos números dos outros clubes.

O Rubro-Negro é uma das três equipes que, antes da suspensão do X no Brasil, não perdeu seguidores, mas ganhou, assim como Palmeiras e Juventude.

Em geral, todos os clubes da Série A tiveram crescente nos seguidores após o retorno da plataforma, totalizando 14,4 mil novos seguidores entre as equipes. O Flamengo leva a maior fatia, com 4,9 mil, chegando a 10,8 milhões.

5 posts do Flamengo antes do bloqueio e após a volta do X

O retorno ao X parecia ser bem-sucedido. Um post simples do Flamengo alertando: “Estamos de volta”, teve quase dois mil comentários, 9,3 mil compartilhamentos e 48 mil curtidas. Mas o nível não se manteve nas publicações seguintes.

O segundo post foi para anunciar a Resenha do Jogo com Carlos Alcaraz, e os números caíram muito, com apenas 26 comentários e 121 RT’s, além de duas mil curtidas.

O post parabenizando Vitinho, ex-Flamengo, pelo aniversário, se manteve em padrão abaixo.

As imagens de Gerson em campo melhoraram um pouco os números, mas ainda não chegou no engajamento dos últimos cinco post’s antes do bloqueio do X.

Uma publicação sobre o projeto Recicla Nação também não teve o engajamento desejado.

As últimas cinco publicações do Flamengo foram sobre a chegada de Alex Sandro, e um vídeo do jogador no Ninho do Urubu já supera as publicações atuais em comentários, RT’s e likes: 382, 686 e 8,5 mil, respectivamente.

Fotos de Alex Sandro e Plata também tiveram números melhores.

Outras fotos de Alex Sandro no Ninho já não tiveram o mesmo engajamento em comentários e curtidas, mas recebeu bons compartilhamentos.

As outras duas publicações não mostram grande diferença dos dados atuais.

Clube não migrou para BlueSky

A queda no X tem ainda mais impactos para o Flamengo. Diversos clubes foram para o BlueSky, acompanhando a grande massa. O Rubro-Negro, porém, preferiu aguardar o retorno do X.

No entanto, o BlueSky cresceu muito e ultrapassou os dez milhões de usuários. A falta do time que tem a maior torcida do mundo na plataforma pode significar que o Flamengo está deixando de ter mais uma plataforma forte e que poderia ajudar a engajar mais, principalmente no início da volta ao X, quando ainda não retornaram todos os usuários.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorFlamengo já sabia sobre parcelamento e receberá R$ 1 milhão de venda de Hugo Souza apenas em 2025
Próximo artigoCom multa de R$ 426 milhões, volante assina contrato com o Flamengo até 2027