Dirigentes de Marketing do Flamengo explicaram nesta quinta-feira (22) ao Conselho Deliberativo a lógica que justificou assinar um contrato para a manga do Manto Sagrado em valores absolutos inferiores aos recebidos no ano passado. A explicação convenceu os conselheiros, que aprovaram o contrato com a Kwai por 116 votos a favor e apenas uma abstenção.

Na definição do vice-presidente de Marketing, Gustavo Oliveira, “existem contratos que são excelentes de dinheiro, outros parceiros que são excelentes de imagem e outros parceiros que são bons de dinheiro e excelentes de imagem”. Na avaliação dele, o contrato de R$ 9,9 milhões com a Kwai se enquadra neste último caso.

“A gente tem uma boa receita, mas vai nos dar a oportunidade de ter uma das maiores redes na internet hoje como parceira nossa e o contrato é muito mais que um contrato financeiro, é um contrato de relacionamento que alavanca a imagem do Flamengo também. A gente alavanca eles e eles também alavancam a gente em termos de imagem”, disse Gustavo na reunião.

Flamengo quer aproveitar ‘crescimento explosivo’ da Kwai

O diretor de Marketing Marcos Senna apresentou números da rede social no mundo e no Brasil para defini-la como “canhão de mídia”.

” Essa empresa Kwai é uma mídia social nova, concorrente da Tik Tok. E a gente viu o crescimento da Tik Tok nos últimos 4, 5 anos, que foi um crescimento estrondoso, muito rápido. E eles são uma versão do Tik Tok para  uma classe social inferior. E se a gente conhece a pirâmide aqui no Brasil é muito parecida com a pirâmide do mundo, você desce para classe C, classe D, a quantidade de pessoas aumenta ainda mais, então o crescimento eles já estão tendo um crescimento explosivo. Então a gente tá pegando eles no começo e a gente espera crescer com eles, crescendo que eles cresçam muito aqui no Brasil também com base no Flamengo”, explicou.

Segundo Senna, o valor de exposição de mídia do Flamengo na Kwai vai superar o valor financeiro do contrato.

“É muito impressionante o engajamento que eles conseguem com o usuário. No Brasil são 50 milhões de usuários, mais ou menos o tamanho da nossa torcida. Quando eles forem fazer uma ativação de campanha eles têm um canhão de mídia, que tem muito valor econômico, e que a gente vai se aproveitar disso. Ao longo do ano a gente espera em mídia ter muito mais valor do que o caixa que eles vão nos pagar.”

Senna explicou que o tempo pressionou o Flamengo a fechar o contrato por esses valores.

 “A gente estava correndo contra o tempo porque ao chegar ao final do ano a Sil nos mandou uma mensagem diferente daquela que ela vinha mandando ao longo do ano. Porque ela no início queria inclusive um contrato de dois anos, e sempre queria renovar o contrato, a gente estava discutindo renovação, mas eles tiveram um problema operacional deles, da atividade do negócio deles, e tiveram que no final do ano que cancelar essa operação, o que nos deixou numa posição de em dezembro, já perto do Natal. Dezembro para quem está no mercado corporativo é um mês muito complicado, dezembro e janeiro, porque muita gente entra de férias e no nosso caso inclusive em dezembro e janeiro nós tínhamos uma tarefa adicional que era viabilizar a viagem para Orlando, viabilizar logisticamente e economicamente, então a gente foi correndo atrás em paralelo deste novo parceiro. Conversamos com um monte de empresas e chegamos nesta que tinha este orçamento naquele momento. Então a gente aproveitou esse orçamento que eles tinham”, disse.

O orçamento, no caso, era de US$ 2 milhões, ou R$ 9,926 milhões na cotação na qual o contrato foi assinado – o pagamento será em reais em valores fixos independentemente da flutuação do câmbio. Senna disse que o Flamengo poderia ter negociado um valor maior, mas não a tempo de fechar o contrato agora. A ideia, porém, é desde já negociar um contrato maior com a empresa chinesa para a próxima temporada.

“Eles tinham um orçamento aprovado na administração deles para fazer um negócio rápido de US$ 2 milhões. Se a gente fosse ficar martelando, para pegar US$ 2,5 milhões, bota um pouco mais aqui, bota um pouco mais ali, a gente ia fechar alguma coisa, mas não sabe quando ia fechar, se mês que vem… E a gente não tinha esse tempo. Então a gente fechou o contrato com o que eles tinham de dinheiro agora, colocamos eles na manga, backdrop e mais uma grade de direitos muito básica, muito básica, e aí a gente tem deles essa parceria”, afirmou.

Dirigente compara contratos com Sil e Kwai e vê valorizaçã

O executivo explicou, porém, porque o Flamengo considera que não houve desvalorização do espaço de patrocínio. Pelo contrário, o Marketing avalia que o valor semanal do patrocínio da Kwai aumentou 14% em relação ao que a Sil pagava ano passado.

O cálculo é o seguinte: a Sil pagou um total de R$ 14,2 milhões – R$ 12 milhões fixos e mais R$ 2,2 milhões de bônus de performance pela ida do Flamengo às finais do Campeonato Carioca de da Copa do Brasil e o quarto lugar no Campeonato Brasileiro. O contrato com a Kwai não tem valor variável.

Entretanto, o contrato com a Sil incluía 6 minutos de exposição por partida em placas de LED nas partidas do Flamengo como mandante. O Marketing avalia que essa propriedade vale R$ 3,9 milhões. Ela não foi incluída no contrato com a Kwai. Assim sendo, a comparação seria de R$ 10,3 milhões por 52 semanas contra R$ 9,9 milhões por 44 semanas, daí chegando ao aumento de 14%.

“A Kwai em termo da grade de entregas a gente entrega um pouco mais de conteúdo, por ser uma rede social, mas a gente entrega menos camisas e entrega menos visibilidade na camisa de treino e da comissão técnica. Então fica uma composição mais justa pelo valor. Se a gente for fazer a comparação por semana, a gente está falando de um valor semanal 13,9% maior que o contrato anterior, sem o LED, que a gente vai vender para outra empresa e vai fazer essa receita”, garantiu Senna.

“O grande problema deste contrato para a gente era justamente o tempo. A gente tá há várias semanas conversando só que a gente tem uma temporada que começa. E a gente não queria começar a temporada sem ter o patrocinador da manga. Então o que nós fizemos: um contrato mais curto, um contrato mais simples e ao longo do ano a gente espera conseguir evoluir para uma parceria com eles. É um contrato muito simples, mas que para a gente é muito estratégico e muito importante”. resumiu o dirigente.

O Flamengo vai exibir a marca da Kwai na manga da camisa pela primeira vez no Fla x Flu do próximo domingo pelo Campeonato Carioca.

Fonte: Mundo Rubronegro

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