O Conselho Deliberativo do Flamengo vota nesta segunda-feira (19) um dos maiores contratos já assinados pelo clube em valores absolutos. Trata-se de um compromisso com a Brax válido até 2029 para as placas publicitárias dos jogos do Flamengo como mandante no Campeonato Brasileiro, que vai render um total de mais de R$ 330 milhões.
Oficialmente o contrato é para a “primeira linha das propriedades de marketing” e inclui “tapetes 3D, painéis estáticos, prismas e painéis de LED”. O acordo não inclui patrocínios e ações de marketing nas arquibancadas, nas áreas internas, no sistema de som e no telão, com o Flamengo continuando livre para negociar esses espaços com outros patrocinadores.
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Além disso, ainda reserva duas placas atrás dos gols para que o Flamengo exponha seus patrocinadores.
Veja o cronograma de pagamento
O contrato será válido entre os Brasileiros de 2025 e 2029, mas o Flamengo já receberá R$ 25 milhões como luvas ainda este ano e outros R$ 25 milhões no ano que vem antes do início do Campeonato Brasileiro. O pagamento será dividido da seguinte forma:
Como já prevê um reajuste anual automático de 10%, o contrato não tem reajuste pela inflação. Entretanto, prevê que caso o IPCA acumulado por dois anos supere 20%, o Flamengo tem a opção de rescindir o contrato sem pagar multa.
Segundo o MRN apurou, o cronograma de pagamento foi ressaltado pela Comissão de Marketing do Conselho Deliberativo como uma boa garantia de que a Brax cumprirá o contrato apesar dos altos valores. Isso porque antes do início de cada campeonato, no fim de abril, já terá antecipado 50% do valor de cada temporada, o que reduz o risco de descumprimento contratual.
Além disso, o contrato prevê multa de 5%, juros de 1% ao mês e correção monetária pelo IPCA de qualquer parcela atrasada.
Flamengo terá contratos de mais de R$ 400 milhões com a Brax
Caso o Conselho aprove o contrato, o Flamengo terá mais de R$ 400 milhões de contratos com a Brax. Isso porque no ano passado o clube assinou com a empresa a venda dos direitos de TV do Campeonato Carioca por três temporadas, num total de R$ 72 milhões.
Ou seja, a empresa carioca de marketing se converte em uma das principais parceiras comerciais do Flamengo ao lado da Adidas e da TV Globo.
Como vem incluindo em seus recentes contratos de patrocínio, o contrato das placas com a Brax garante que negociações com os demais clubes não superarão os valores do contrato com o Flamengo, ou haverá reajuste automático. Recentemente, o Corinthians assinou um contrato de R$ 240 milhões com a empresa, ou seja, R$ 90 milhões a menos que o Flamengo.
Fonte: Mundo Rubronegro