Flamengo supera PSG e Liverpool em ranking de faturamento com a base nos últimos 10 anos

Vinícius Júnior, Lucas Paquetá, João Gomes e muito mais. Com uma das categorias de base mais produtivas do mundo, o Flamengo é um dos grandes vendedores do futebol mundial. Não à toa, o Rubro-Negro superou grandes equipes da Europa em ranking de clubes que mais faturaram com venda de revelações nos últimos dez anos.

O Flamengo é a equipe sul-americana que mais faturou com vendas de jogadores formados nas categorias de base nos últimos dez anos. O levantamento foi realizado pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), que considera atletas com pelo menos três anos de clube entre as idades de 15 e 21 anos.

Ao todo, o Mengão faturou 228 milhões euros (R$ 1,2 bilhão, na cotação atual) com a venda de jogadores revelados no Ninho do Urubu entre 2014 e 2023. Além disso, no ranking mundial, o Flamengo é o 13° colocado e fica à frente de europeus, como PSG (18°) e Liverpool (20°).

Vale lembrar que, no recorte analisado, o Flamengo negociou 27 jogadores formados nas categorias de base. Dentre eles, Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, vendidos para Real Madrid e Milan (ITA), respectivamente. Em 2023, inclusive, João Gomes saiu para os Wolverhampton (ING) e Matheus França para o Crystal Palace (ING).

Vinícius Júnior é a maior venda do Flamengo em toda a história. Isso porque, a negociação do atacante junto ao Real Madrid, em 2018, gerou uma receita de 45 milhões de euros (R$ 237,3 milhões na cotação da época) aos cofres rubro-negros.

Fonte: Coluna do Fla

Artigo anteriorRenovações de Bruno Henrique e David Luiz com Flamengo são oficializadas no BID da CBF
Próximo artigoReunião de peso! Zico visita CT do Flamengo e encontra Gabigol e Tite