O Flamengo se prepara para enfrentar o Cuiabá, nesta quarta-feira (20), às 19h, na Arena Pantanal, pela 34ª rodada do Brasileirão. Mais uma partida que Filipe Luís terá muitos problemas para armar o time titular, pois, entre jogadores lesionados, convocados, suspenso e afastado, o treinador pode ter até 14 ausências no time.
São cinco ausências já confirmadas: Gabigol, que segue afastado pela diretoria, e os lesionados Arrascaeta, Pedro, Matías Viña e Everton Cebolinha. Além do quinteto, Pulgar, Carlinhos, De La Cruz, e Luiz Araújo estão entregues ao departamento médico e são dúvidas. Existia a expectativa pela presença pelo menos de Nico e Luiz, mas tema ainda é incógnita.
➕ Cuiabá deve relacionar 3 crias do Flamengo para duelo
Os quatro atletas convocados para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo se juntam aos nove possíveis até aqui. Gerson, Léo Ortiz e Varela estarão em Brasil x Uruguai nesta terça-feira (19), às 21h45, na Fonte Nova, enquanto Plata defende o Equador em duelo com a Colômbia em Barranquilla. Quem entrar em campo dificilmente terá condição de jogar pelo Flamengo no dia seguinte.
Quem pode completar a lista e totalizar 14 desfalques é Bruno Henrique. O Camisa 27 foi punido pelo STJD com dois jogos de suspensão por expulsão contra o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil, e precisará cumprir no Brasileirão. Contudo, efeito suspensivo pode liberá-lo para enfrentar o Cuiabá.
Vale destacar que esse foi justamente o número de ausências que Filipe precisou lidar no jogo empate com o Atlético-MG, na última quarta (13). A única diferença é o retorno de Allan e saída de Bruno Henrique, o que limita ainda mais suas opções no ataque.
Possível escalação do Flamengo contra Cuiabá
Caso confirmados todos os desfalques, Filipe Luís vai precisar improvisar jogadores para montar o ataque do Flamengo. Ele não terá centroavantes e poucas opções, já que a solução é improvisar Bruno Henrique ou Plata na função, dupla que também deixa lacuna entre os jogadores de velocidade pelo lado de campo.
As soluções mais prováveis indicam Lorran como uma espécie de falso nove no ataque. O que permitiria o técnico formar estrutura similar com o 4-2-3-1 que a equipe já desempenhou: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro; Allan, Evertton Araújo, Alcaraz; Matheus Gonçalves, Michael e Lorran.
Outra opção é escalar o time novamente com três zagueiros: Rossi; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley, Alcaraz, Evertton Araújo e Alex Sandro; Matheus Gonçalves, Michael e Lorran;
Fonte: Mundo Rubronegro