Nesta quinta-feira (20), o Flamengo tem compromisso contra o Bahia no Maracanã, em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão. Duelo que pode significar o aumento da freguesia do tricolor baiano para o Mengão no confronto e especialmente no histórico recente: sete vitórias do Fla nos últimos sete jogos.
Flamengo enfrentou o rival oito vezes a partir o Brasileirão 2019. O adversário surpreendeu no primeiro turno e venceu por 3 a 0, jogo que marcou estreia de Filipe Luís. Desde então o confronto virou completamente para o lado do Rubro-Negro e, entre goleadas e duelos disputados, saiu sempre como vencedor.
São sete triunfos consecutivos, sequência que tem jogos como o 4 a 3 no Brasileiro de 2020 e a goleada por 5 a 0 fora de casa em 2021. O Mengão marcou 24 gols nesses jogos, média superior a três a cada 90 minutos, e sofreu apenas nove (1,28 p/j). Veja lista dos sete confrontos:
Mas vale destacar que o histórico é amplamente favorável ao Rubro-Negro desde o início dos anos 2000. O aproveitamento é de 68% em 29 partidas por ter conquistado 18 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas no período. Lembrando que o Bahia não jogou a Série A entre 2004 e 2010, 2015 e 2022.
Já o retrospecto geral do confronto também é favorável ao Mais Querido: 25 vitórias, 19 empates e 13 triunfos do adversário (54.9% de aproveitamento). Além disso, saldo de gols do Fla é de 33 positivo: 90 gols marcados contra 57 do rival.
Flamengo deve contar com retornos importantes contra o Bahia
Para seguir vencendo o rival e se manter nas primeiras posições do Brasileirão, Tite deve ter retornos de peso para armar o time titular. As ausências ainda são grandes problemas, já que são cinco desfalques pela Copa América, Allan e Igor Jesus machucados e Fabrício Bruno suspenso. Mas Ayrton Lucas e Cebolinha devem voltar à relação.
O lateral-esquerdo já está em transição física após problema muscular há mais de uma semana e tem grandes chances de retornar no time titular. Cebolinha, por outro lado, não teve lesão detectada após deixar jogo contra o Grêmio sentindo dores. Tendência é que fique pelo menos no banco.
Fonte: Mundo Rubronegro