Flamengo no topo! Levantamento ranqueia clubes mais ricos do Brasil

Um dos clubes mais bem sucedidos do continente nos últimos anos, não só dentro de campo, mas também fora dele, o Flamengo se tornou exemplo de gestão e em como fazer dinheiro no futebol. Após anos em baixa, o Mengão voltou ao patamar mais alto do esporte, e faturando mais de um bilhão por temporada, é o clube mais rico do país.

Com uma receita de 1,3 bilhões por ano, esse montante absurdo pode ser justificado por vários meios. Seja o sucesso dentro de campo, com premiações por títulos que o Rubro-Negro acumula temporada após temporada. A venda de jogadores, principalmente daqueles formados na base, que, chegam por “nada” e saem por muito. Ou até a montagem de um elenco estrelado, que atrai patrocinadores de peso. 

Dívida do Flamengo: de quanto é e qual posição ocupa

Porém, talvez o fator mais importante nisso tudo siga sendo o maior patrimônio do time, a Nação. Ter uma torcida tão apaixonada faz com que a venda de produtos do Rubro-Negro e venda de ingressos ocupem grande parte do sucesso financeiro recente.

Sendo o clube com maior média de público no estádio nos últimos anos, o Flamengo soube transformar sua imensa influência em receitas, em cima das verdadeiras multidões que lotam o Maracanã todo jogo.

Flamengo leva ampla vantagem sobre rivais cariocas

Disparado na primeira colocação do ranking de times mais ricos, o Flamengo já leva boa vantagem sobre o Corinthians, que é o segundo colocado dessa tabela, faturando pouco mais de 900 milhões por anos. Porém, quando se compara o Mengão com seus rivais cariocas, o buraco é bem mais em baixo.

Depois do Fla, o time do rio melhor colocado é o Fluminense, na 6ª colocação. O time das laranjeiras tem uma receita estimada em 480 milhões, quase três vezes menor que a do mais querido, mesmo após o sucesso recente, vencendo a Libertadores pela primeira vez.

Botafogo e Vasco aparecem respectivamente na 12ª e 13ª colocação, com ambos com uma receita parecida, de mais de 300 milhões. Os dois times recentemente se tornaram SAF, o que alavancou o lado financeiro, ainda assim, bem baixo comparado ao Flamengo.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorFlamengo é eleito o maior clube do Brasil; veja ranking
Próximo artigoR$ 33,8 milhões: Alvarado revela oferta do Flamengo e explica decisão em negociação