O rubro-negro mais ligado na história do clube, com certeza, já ouviu falar sobre Roberto dos Passos Ferreira. Porém, o sucesso não veio com esse nome, e sim com o apelido “Ladrilheiro”, que ajudou o Flamengo a conquistar o título do Campeonato Carioca de 1981 sobre o Vasco mesmo sem dar um chute. No último domingo (08), o torcedor faleceu aos 67 anos, em decorrência de uma parada cardíaca. O Mengão lamentou nas redes sociais nesta quinta (12).
“O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Roberto dos Passos Pereira, o Ladrilheiro. Torcedor símbolo do Mais Querido, ficou conhecido como herói do título estadual contra o Vasco em 1981. Prestamos nossa solidariedade e desejamos força aos familiares e amigos neste momento tão difícil”, publicou o Flamengo.
Na final do Campeonato Carioca de 1981, com o Maracanã com mais de 160 mil pessoas, o Flamengo abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Nunes e Adílio. Porém, aos 38 minutos da etapa final, Ticão descontou para o Vasco. Desse modo, o rival foi para cima com tudo para buscar o empate, até que Ladrilheiro entrou em ação.
O torcedor invadiu o gramado e esfriou a reação do Vasco, irritando os jogadores do rival, até mesmo Roberto Dinamite, que sempre mostrou tranquilidade. Atletas do clube de São Januário tentaram bater em Ladrilheiro e acusaram a diretoria rubro-negra de ter orquestrado a invasão. Após Roberto Passos ser retirado de campo, o Flamengo segurou o título.
Desse modo, Ladrilheiro saiu como herói na visão dos torcedores do Flamengo, concedeu entrevistas e ficou famoso. Inclusive, em janeiro deste ano, o rubro-negro foi convidado pelo clube para conhecer o Museu do Mengão, na Gávea, e teve a oportunidade de tirar fotos com o ídolo Nunes.
Assim sendo, o Flamengo entra em campo pela primeira vez sem a torcida de Ladrilheiro nesta quinta-feira (12), contra o Bahia, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
Fonte: Coluna do Fla