Flamengo e Bahia começam a duelar nesta quarta-feira (28), por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. O grande nome do time baiano é Everton Ribeiro, atleta que brilhou durante sete anos com a camisa do Mengão. Mas, antes dele vestir Rubro-Negro, o Mais Querido enfrentou o meia em uma Copa do Brasil, o eliminou e terminou campeão da competição.
O ano era 2013 e o Flamengo começava a trilhar o caminho que recolocou a equipe na briga por todos os títulos das competições que disputa. Um período de reconstrução do clube. Naquela época, o Mengão tinha nomes como o volante Elias e o atacante Hernane Brocador.
➕5 destaques do Bahia que o Flamengo terá que ficar de olho
O time começou a temporada sob o comando de Dorival Júnior, foi dirigido por Jorginho e Mano Menezes. No entanto, foi com Jayme de Almeida, que passou a comandar a equipe de maneira interina e posteriormente de maneira fixa, que a equipe encaixou para buscar o título.
Flamengo elimina Cruzeiro de Everton Ribeiro nas oitavas
Ainda sob o comando de Mano Menezes, o Mengão e o Cruzeiro, de Everton Ribeiro, que liderava e viria a ser campeão Brasileiro de 2013, se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Mineirão, o meio campista desfilou todo o seu talento.
Aos 11 do segundo tempo, entrou na área sozinho, chapelou Luiz Antônio e marcou um golaço para fazer Cruzeiro 2 a 0 Flamengo. O gol rendeu uma placa no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
O Cruzeiro até teve outras chances para ampliar, mas parou em uma grande noite do goleiro Felipe. No final da partida, Carlos Eduardo diminuiu o placar e fez o gol que seria decisivo para o Mengão avançar.
No jogo de volta, o reinaugurado Maracanã ficou lotado pela Nação. E o apoio da torcida foi o impulso que o Mengão precisava. Aos 43 do segundo tempo, Elias acertou um canudo de fora da área e fez Flamengo 1 a 0 Cruzeiro. Como o gol fora de casa era critério de desempate, o Mais Querido passou e mandou o Cruzeiro e Everton Ribeiro para casa.
Daí para frente, o Rubro-Negro passou por Botafogo, nas quartas, Goiás, nas semis e conquistou a Copa do Brasil diante do Athlético Paranaense. O terceiro título da história.
Everton Ribeiro brilhou e virou ídolo do Flamengo
Anos mais tarde, Flamengo e Everton Ribeiro se reencontraram. Dessa vez, do mesmo lado. Em 2017, o meia chegou para reforçar o Mengão e a parceria foi um sucesso.
Venceu Brasileiro e Libertadores, em 2019; Supercopa, Carioca, Recopa e Brasileirão, em 2020; Supercopa, 2021; Copa do Brasil e Libertadores, 2022. Ele deixou o Rubro-Negro, em dezembro de 2023, e assinou o Bahia.
Desde que chegou ao time baiano, o meio-campo fez 46 partidas, fez 5 gols e deu 9 assistências.
Fonte: Mundo Rubronegro