O Flamengo enfrentará o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil. O sorteio que definiu o duelo aconteceu na tarde desta quinta-feira (18), na sede da CBF, com formato livre e sem definição de potes.
A ordem do mando de campo será definida em sorteio posterior à definição de todos os confrontos das oitavas de final. Os jogos de ida ocorrerão na semana do dia 31 de julho, enquanto a partida decisiva por vaga nas quartas será já na semana seguinte, do dia 7 de agosto.
➕Flamengo conclui venda de Noga para clube português
Vale destacar que o sorteio desta quinta não define o chaveamento. Isso porque a CBF só sorteia envolvendo o chaveamento das quartas de final em diante. Ou seja, o Flamengo conhece o adversário, mas ainda não sabe o caminho até a final da competição e estará em mais um sorteio caso passe pelo x;
Como fica o calendário do Flamengo
As partidas contra o farão parte de maratona complicada que o Flamengo tem pela frente. As datas já estavam devidamente separadas no calendário, o que significa que provavelmente não haverá necessidade de adiamentos ou alterações.
Contudo, ainda que já prevista, a sequência de viagens e jogos importantes vai exigir do elenco. A partir deste sábado, quando encara o Criciúma, o Mengão fará sete partidas em um intervalo de 23 dias e voltará a ter média de intervalo de aproximadamente três dias entre os jogos.
Confira como ficarão os jogos até a volta das oitavas da Copa do Brasil:
Mas vale destacar que a maratona não termina no jogo com o Palmeiras. Logo após essa sequência, o Mengão receberá o Bolívar no Maracanã para iniciar a disputa das oitavas de final da Libertadores, no dia 15 de agosto. E, além disso, terá clássico com o Botafogo antes de viajar a La Paz para o jogo de volta.
Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil
Tetracampeão da Copa do Brasil, o Flamengo tem retrospecto positivo nas oitavas de final do torneio e defende o ótimo histórico recente. O clube avançou para as quartas de final em todas as sete edições desde 2017, com um título em 2022.
São 28 edições do torneio nacional disputadas na história e essa é a 27ª vez que o time chega nas oitavas de final. A única edição que ficou de fora foi na de 2016, quando foi eliminado pelo Fortaleza na segunda fase. Já nas oitavas, o Mengão só não avançou três vezes.
Portanto, o clube se classificou entre os oito melhores da competição em 24 das 27 vezes que disputou as oitavas. Número que representa um aproveitamento de 88%.
A sequência atual vem desde de 2017. No período, o Mengão eliminou, respectivamente, os seguintes clubes: Atlético-GO, Ponte Preta, Corinthians, Athletico-PR, ABC, Atlético-MG e Fluminense.
O x pode, portanto, ser o oitavo clube diferente que o Flamengo elimina nas oitavas de final da Copa do Brasil em oito edições consecutivas.
Fonte: Mundo Rubronegro