O Flamengo é o clube não europeu com o maior número de seguidores em redes sociais. Somando X, Instagram, Facebook e TikTok, o Rubro-Negro soma 54,3 milhões de seguidores. O Al Nassr, da Arábia Saudita, tem a mesma quantidade, mas apenas porque a lenda Cristiano Ronaldo joga lá. O Fla é hoje o 16º clube do mundo quando se considera o tamanho das suas redes sociais.
Além das quatro redes sociais citadas, o Flamengo tem 6,92 milhões de seguidores no YouTube. O Rubro-Negro tem o maior canal na plataforma de vídeos entre todos os clubes brasileiros. O Corinthians, clube com a segunda maior torcida do Brasil, tem apenas 2,14 milhões de seguidores. Mesmo assim, o clube paulista consegue resultados melhores em seus vídeos do que o Fla.
➕Leo Dias aponta presença de Gabigol em farra após Fla 6×1 Vasco
O levantamento publicado nesta quarta, no X, pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, mostra o Real Madrid como o clube mais popular do mundo nas redes sociais. O atual campeão da Uefa Champions League soma 410,9 milhões de seguidores. Barcelona, com 360 milhões e Manchester United, com 216,3 milhões, completam o pódio.
Flamengo tem apenas a companhia do Corinthians na lista
Na lista do Top 23, o Flamengo aparece em 16º e por pouco não é o único clube brasileiro na relação. Com 34,7 milhões de seguidores nas redes sociais, o alvinegro paulista aparece na posição 21, acima apenas de Fenerbahçe e Inter Miami, de Lionel Messi.
As redes sociais são hoje a principal ferramenta de comunicação dos clubes, que conseguem se comunicar diretamente com seus torcedores. É através delas que os clubes conseguem também aumentar a exposição de patrocinadores e parceiros.
Fonte: Mundo Rubronegro