Flamengo deve ser cabeça de chave no Super Mundial de Clubes

Os esforços do Flamengo para ser cabeça de chave no sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes, em 2025, parecem surtir efeitos positivos. Dirigentes da Fifa finalizam detalhes do regulamento para as escolhas e aceitam presença de clubes sul-americanos no pote 1, com o Mengão e o Palmeiras como favoritos. A informação é do jornalista Marcel Rizzoportal, da “Itatiaia”.

O Fluminense é o outro sul-americano já classificado e também assinou petição no último mês com o pedido à Fifa. Além dos campeões das três Libertadores passadas, ainda restam três vagas: o campeão de 2024 e outras duas pelo ranking da Conmebol. Em caso de um campeão repetido, os três espaços serão preenchidos pela pontuação na lista. No entanto, não são todos que irão ser cabeça de chave.

O Super Mundial de Clubes contará com oito grupos de quatro equipes, o que significa oito cabeças de chave. A vaga de país sede é dos Estados Unidos, restando sete para serem dividias entre os clubes restantes. Sendo assim, não há vagas suficientes para quatro campeões europeus e quatro brasileiros. Isso sem contar os vencedores da Concaf, Ásia e África.

Portanto, segundo a Itatiaia, a ideia da Fifa é utilizar os rankings das entidades continentais para definir as vagas das regiões. Uefa e Conmebol devem colocar os dois melhores classificados entre os campeões no pote 1. Flamengo e Palmeiras estão muito à frente do Fluminense na lista atualmente e são favoritos.

Esse cenário abriria uma vaga para um campeão africano, asiático e da América do Norte e Central. A confirmação ou não do modelo deve sair em breve, já que o sorteio está previsto para ocorrer até julho.

Os 21 classificados para o Mundial de Clubes até o momento

O Super Mundial de Clubes contará com 32 equipes e será disputado a cada quatro anos. O torneio promete ter um grande apelo de publico e a Fifa projeta investimento de 2,5 bilhões de dólares (R$ 12,4 bilhões) na competição. Desse valor, 53,16 milhões de dólares (R$ 276,4 milhões) seria o mínimo de premiação por participação para cada time. Veja os 21 já classificados:

América do Sul: Flamengo, Fluminense e Palmeiras;

Europa: Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Borussia Dortmund (Alemanha), PSG (França), Inter de Milão (Itália), Juventus (Itália), Porto (Portugal), Benfica (Portugal);

Ásia: Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Red Diamonds (Japão);

África: Al Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos);

Américas do Norte e Central: Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos), León (México);

Oceania: Auckland City (Nova Zelândia).

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCBF define escala de arbitragem para jogo do Flamengo contra o São Paulo, pelo Brasileirão
Próximo artigoTécnico aprova Ayrton Lucas e Porto estuda oferta ao Flamengo