Flamengo define data da eleição e sócios do clube criticam escolha - entenda

Com a eleição do Flamengo cada vez mais próxima, o clima político já invadiu a Gávea. A votação que define o novo presidente do clube foi marcada para o dia 9 de dezembro, uma segunda-feira. A escolha, inclusive, gerou polêmica principalmente entre os sócios rubro-negros que não moram no Rio de Janeiro. Segundo Carlos Henrique, presidente da Assembleia Geral do Mais Querido, não há como marcar o evento para outra data, devido ao calendário do futebol brasileiro. 

O que você precisa saber:

  • Este é o último mandato do presidente Rodolfo Landim à frente do Flamengo
  • Eleições para definir o novo mandatário ficaram marcadas para o dia 9 de dezembro
  • Data escolhida para a votação irritou alguns sócios do clube rubro-negro

Presidente da Assembleia Geral justifica escolha

“O estatuto obriga eleição nos 10 primeiros dias de dezembro. Dia 01/12 é domingo e dia seguinte a final da Libertadores. Esperamos estar comemorando o título da Libertadores no dia 01/12;

– ⁠com isso sobra o final de semana seguinte, que é a última rodada do Brasileiro. Podemos garantir que a CBF não mudará a tabela? Não… até porque na semana anterior é justamente a final da Libertadores, podendo impactar duas rodadas que seriam remanejadas;

– ⁠Flamengo pode estar disputando o título no dia 08/12 . Como marcar a eleição para o dia 07/12? Clube estará muito confuso pela expectativa da final;

Por outro lado a Assembleia Geral propôs, em emenda eleitoral, 2 alterações em artigos do Estatuto:

– trazer a votação para o 3o decendio de novembro. A comissão de estatuto do Code não aprovou ;

– ⁠implantar o voto a distância por correspondência e também a comissão de estatuto não aprovou;

Com isso optamos por agendar com mais de 120 dias de antecedência a eleição, a fim de que todos possam se programar a contento. O estatuto fala em 40 dias.

Como complemento:

Em 2018 (eleição foi num sábado) não disputávamos nada e daí zero problema.

Em 2021, o dia 3 caiu no início da 1a semana de dezembro e sem risco de alteração da rodada por parte da CBF, além de terem marcado com apenas 40 dias de antecedência e não os mais de 120 que fizemos agora”, explicou Carlos Henrique.

De volta ao campo

Depois de eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil, o Flamengo retornou ao Rio de Janeiro, onde se reapresentou na quinta-feira (8) para começar a preparação para o novo confronto com o alviverde. Vale lembrar que este foi o primeiro dos dois jogos que o Mais Querido terá com o time paulista nesta semana.

Isto porque após o duelo da Copa do Brasil, o Flamengo recebe o Palmeiras na vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola está marcada para rolar às 16h deste domingo (11), no Maracanã. Depois do confronto, o Mais Querido segue no Rio de Janeiro, onde encara o Bolívar na quinta-feira (15) no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil.

Situação no Campeonato Brasileiro

Com a derrota para o São Paulo na vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo perdeu a liderança para o Botafogo, que venceu seu compromisso. O alvinegro agora tem 43 pontos, três a mais que o rubro-negro, que tem um jogo a menos.

A novidade na briga pelo título fica por conta do Fortaleza, que superou o Cruzeiro e chegou aos 39 pontos, também com uma rodada a menos. O Palmeiras, por sua vez, empatou com o Internacional e foi superado na tabela pelo Leão, que agora ocupa o terceiro lugar.

Tabela atualizada após a 21ª rodada:

  1. Botafogo – 43 pontos
  2. Flamengo – 40 (jogo a menos)
  3. Fortaleza – 39 (jogo a menos)
  4. Palmeiras – 37
  5. Cruzeiro – 35 (jogo a menos)
  6. São Paulo – 35
  7. Bahia – 32
  8. Athletico – 28 (2 jogos a menos)
  9. Atlético-MG – 28 (2 jogos a menos)
  10. Bragantino – 26 (2 jogos a menos)
  11. Vasco – 24 (jogo a menos)
  12. Criciúma – 24 (2 jogos a menos)
  13. Juventude – 22 (2 jogos a menos)
  14. Grêmio – 21 (2 jogos a menos)
  15. Vitória – 21
  16. Internacional – 21 (5 jogos a menos)
  17. Fluminense – 20 (jogo a menos)
  18. Corinthians – 20
  19. Cuiabá – 17 (2 jogos a menos)
  20. Atlético-GO – 12

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorEleições no Flamengo: Maurício Gomes critica mudança de data e cobra ‘democracia’
Próximo artigoTite define estratégia para escalar Flamengo nesta dura sequência