Flamengo, de Tite, iguala piores campanhas do século na Libertadores e que resultaram em eliminação

Na última terça-feira (7), em Coquimbo, no Chile, o Flamengo perdeu por 1 a 0 do Palestino e se complicou no grupo E da CONMEBOL Libertadores. Além disso, o resultado ainda trouxe uma marca negativa para o time comandado pelo técnico Tite.

Com 4 pontos somados nos quatro primeiros compromissos nessa fase de grupos, o Rubro-Negro igualou as suas piores campanhas no século XXI nesta mesma fase da competição continental: em 2002 e 2014.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Assim como em 2024, nestas duas edições anteriores os cariocas fizeram a mesma quantidade de pontos nos quatro primeiros jogos e, como consequência, acabaram eliminados precocemente da Libertadores. Cenário que, na atual edição, ainda pode ser revertido.

Em 2002, o Rubro-Negro foi lanterna em um grupo com Once Caldas, Olimpia e Universidad Católica. Nos quatro primeiros jogos, o Flamengo, à época comandado por Carlos Alberto Torres, somou 4 pontos, com duas derrotas, uma vitória e um empate.

No fim, os cariocas foram derrotados em sequência por Católica e Olimpia, fora de cara, respectivamente, e acabaram na lanterna do grupo, ficando pelo caminho na disputa.

Já em 2014, sob o comando de Jayme de Almeida, o Flamengo repetiu o desempenho de 2002 nos quatro primeiros compromissos, tendo, à época, também o Bolívar no grupo, além de León e Emelec.

RELACIONADO

SÓ UM MILAGRE? AS CONTAS DO FLAMENGO PARA SE CLASSIFICAR ÀS OITAVAS DA LIBERTADORES6HESPN.COM.BR

FLAMENGO PERDE PARA O PALESTINO, SE COMPLICA NA LIBERTADORES E VÊ PRESSÃO AUMENTAR EM TITE6HESPN.COM.BR

VEXAME DO FLAMENGO NO CHILE VIRA ASSUNTO ATÉ NA ARGENTINA: ‘TIME DE TITE ESTÁ À BEIRA DA ELIMINAÇÃO’6HESPN.COM.BR

No fim das contas, o time conseguiu mais uma vitória, fora de casa contra o Emelec, mas que não foi suficiente para a classificação, já que na última rodada perdeu para o León, no Maracanã, por 3 a 2. Os 7 pontos não foram suficientes para ficar com a vaga.

Agora em 2024, o Flamengo, de Tite, iniciou a fase de grupos com empate com o Millonarios, na Colômbia, seguido por vitória sobre o Palestino, no Rio de Janeiro. Na 3ª e 4ª rodadas, derrotas para o Bolívar e para os chilenos, respectivamente.

Diante deste cenário, o Flamengo pode chegar, no máximo, a 10 pontos até o fim da fase de grupos. Com isso, o Rubro-Negro dependerá não apenas de si, mas também de uma combinação para ainda poder sonhar com uma vaga no mata-mata da Libertadores. Veja abaixo.

4ª RODADA:

Millonarios x Bolívar – 8/05

5ª RODADA:

Flamengo x Bolívar – 15/05

Millonarios x Palestino – 14/05

6ª RODADA:

Flamengo x Millonarios – 28/05

Bolívar x Palestino – 28/05

FLAMENGO CONQUISTANDO 6 PONTOS

Para que a dependência dos resultados seja a menor possível, o Flamengo precisa vencer os dois jogos que restam. Assim, chegaria a 10 pontos. Com isso, precisa que o Palestino faça até quatro pontos (brigaria no saldo) ou que o Millonarios não vença seus três jogos (também brigaria no saldo).

FLAMENGO CONQUISTANDO 4 PONTOS

Com um empate e uma vitória, o Flamengo chegaria a 8 pontos. Com isso, precisaria torcer para que o Palestino não faça 3 pontos, e que o Millonarios não conquiste 7 pontos. Assim, até dois empates dos chilenos na última rodada fariam o Rubro-Negro buscar uma vaga desde que fique à frente no saldo.

FLAMENGO CONQUISTANDO 3 PONTOS

Caso ganhe apenas um jogo, o Flamengo vai precisar de uma combinação ainda maior. O time de Tite vai precisar torcer para que o Palestino faça apenas 1 ponto em dois jogos e que o Millonarios não anote 7 pontos nos três jogos ainda restantes – o que levaria a disputa com os colombianos ainda no saldo.

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO:

Corinthians (F) – 11/05, 16h (de Brasília) – Campeonato Brasileiro

Bolívar (C) – 15/05, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores

Vasco (F) – 18/05, 21h (de Brasília) – Campeonato Brasileiro

Fonte: ESPN

Artigo anteriorAs contas do Flamengo para se classificar às oitavas da Libertadores
Próximo artigoFlamengo perde para o Palestino na Libertadores e cresce pressão sobre Tite