Se o Flamengo pouco contratou até o momento para o elenco profissional, na base a realidade é diferente. Afinal, depois de fechar com uma promessa do futebol peruano, agora, o Rubro-Negro tem acerto com Joan Orellana, de 18 anos, do Chile. No país, o jovem é tratado como o novo Frenkie De Jong, holandês do Barcelona (ESP).
De acordo com o youtuber ‘FlaZoeiro’, Joan já está no Rio de Janeiro e realizou exames médicos nesta sexta-feira (16). Orellana chega por empréstimo de um ano, cedido pela Universidad Católica (CHI), com opção de compra. No Chile, a saída do meia foi lamentada por páginas no X (antigo Twitter) que acompanham o futebol de base no país.
“Definitivamente, a Universidade Católica fez mal. Joan Orellana era uma das figuras principais da equipe e não o levaram para o time principal. Ele é um jogador camisa 10, tem características de Frenkie De Jong. Meio campista central com muito futuro”, escreveu o jornalista chileno Gonzalo Benjamin.
No último sábado (10), também de acordo com ‘FlaZoeiro’, o Flamengo fechou a contratação do peruano Adriano Nicolas, de 17 anos, vindo do Allianza Lima (PER). A transação ocorreu nos mesmos moldes, ou seja, um ano, por empréstimo, com opção de compra. Diferentemente de Orellana, o conterrâneo de Paolo Guerrero ainda não está no Brasil, pois só poderá viajar quando completar 18, em março.
Para observar as promessas do mercado sul-americano e até de outros estados do Brasil, o Flamengo reforçou o time de olheiros nesta semana. Afinal, o clube fechou com o scout William Germano, que estava no Palmeiras, com passagens pelo Rubro-Negro anteriormente.
Dessa forma, em um primeiro momento, o profissional será responsável por captar talentos no interior do país. Na experiência anterior no Mengão, o especialista sugeriu o meia Max, que foi contratado e depois vendido por R$ 5 milhões ao futebol dos Estados Unidos.
Fonte: Coluna do Fla