Flamengo conclui venda de Noga para clube português

O Flamengo acertou os últimos detalhes e concluiu a venda do zagueiro Gabriel Noga ao Leixões, da segunda divisão de Portugal. O clube lusitano contratou o Garoto do Ninho no início do ano por empréstimo e decidiu acionar cláusula de compra de aproximadamente R$ 2,2 milhões.

Além do montante, o Mengão mantém percentual dos direitos de Noga visando uma futura venda. O defensor de 22 anos está no Brasil aproveitando período de férias e vai embarcar para Portugal já nesta sexta-feira (19). Ele assinará vínculo de três temporadas com o Leixões, até a 2026/27. A informação é dos canais ‘Flazoeiro’ e ‘Flabase’.

Sorteio das oitavas da Copa do Brasil: horário, onde assistir e regras

Noga demorou a estrear e fez apenas dois jogos pelo time português durante seu período de empréstimo. Contratado em janeiro, ele fez seu primeiro jogo na nova equipe somente em maio, mas pelo time B, em empate com o FC Termas São Vicente.

O Garoto do Ninho foi titular e jogou 90 minutos no primeiro e único jogo com o time principal do Leixões. O treinador Carlos Fangueiro decidiu escalá-lo na partida contra o UD Oliveirense, pela última rodada da segunda divisão portuguesa 2023/24, que terminou com vitória por 3 a 1 para o time do ex-Flamengo.

Gabriel Noga será companheiro de Werton no Leixões, vendido pelo Flamengo na última semana. Além disso, vai encontrar outros Garotos do Ninho que estão em Portugal, como Diegão, Otávio, Gabriel Batista, Thiago e Petterson.

Passagem de Noga pelo Flamengo

Gabriel Noga era tratado como um atleta de grande potencial na base do Flamengo, onde fui multicampeão. O defensor conquistou Campeonatos Brasileiro Sub-17 e Sub-20, Copa do Brasil Sub-17, Supercopa Sub-20 e outros torneios. No entanto, teve muitas lesões e poucas chances no time principal.

Noga estrou como profissional em 2020, com 18 anos. Em momento de desfalques por Covid-19 e calendário confuso, o defensor agradou ao técnico Domenec Torrent e ganhou oportunidades. Foram cinco partidas no ano, sendo titular em jogos do Brasileirão, Libertadores e mata-mata de Copa do Brasil.

O 2021 foi de menos chances para o defensor. Ele começou disputando três jogos do Carioca com elenco da base, mas foi acionado pelo profissional somente outras duas vezes no restante da temporada. Nesse ano o jovem sofreu lesão muscular e teve problemas na recuperação, o que atrasou em um mês o retorno.

Ele foi emprestado ao Atlético-GO no início de 2022, onde fez apenas três partidas e retornou ao Fla após seis meses. O zagueiro foi emprestado novamente. Desta vez, ao Bahia. Contudo, sentiu uma lesão muscular e sequer chegou a ir a campo.

Mas o maior drama aconteceu em janeiro de 2023, com lesão multiligamentar no joelho que o tirou dos jogos por um ano. O retorno foi no Carioca deste ano e logo depois ele foi emprestado ao Leixões. Ou seja, no fim fez apenas 15 jogos com a camisa do Flamengo no profissional.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCom Lorran em alta, Flamengo já prepara oferta por renovação de contrato
Próximo artigoR$ 63 milhões: Após Everton Ribeiro, Bahia tira atacante aprovado no Flamengo no mercado da bola