Flamengo afirma ‘surpresa’ com punição de Gabigol e vai ajudar no recurso - veja a nota

Em nota, o Flamengo acaba de se manifestar sobre a decisão da Justiça em punir o atacante Gabigol. O camisa 10 do Mais Querido foi declarado culpado por tentativa de fraude no exame antidoping e recebeu dois anos de suspensão. O clube afirma ter ficado surpreso com o que definiu a Justiça Desportiva Antidopagem no caso do atacante e vai auxiliar o jogador no recurso que será apresentado à Corte Arbitral do Esporte.

O que você precisa saber:

  • Gabigol foi julgado nesta segunda-feira (25) pela Justiça Desportiva Antidopagem
  • Atacante foi considerado culpado pela acusação de fraude do exame antidoping
  • Pena do camisa 10 é de dois anos de suspensão do futebol

Leia a nota na íntegra

“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.”

A decisão

Com um julgamento apertado, a Justiça votou e decidiu por 5 a 4 que o atacante fosse punido. O camisa 10 violou o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. A decisão, contudo, ainda cabe recurso por parte da defesa do atacante. Vale lembrar que a pena já começou desde quando foi realizada a coleta, em 8 de abril de 2023. Portanto, o jogador está impedido de atuar até abril de 2025

Relembre qual foi a denúncia

Conforme os relatos que constam na denúncia contra Gabigol, o camisa 10 do Flamengo teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras diferentes.

Além de ter feito os oficiais esperarem, ele teria os desrespeitado e não seguido os protocolos recomendados. Para a análise específica do material biológico, é recomendado que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido por Gabigol.

Segundo os oficiais, o jogador não teria ido até eles antes do treino e quando a atividade se encerrou, foi almoçar. Além disso, o camisa 10 teria tratado a equipe com desrespeito, não seguiu os protocolos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem nenhum aviso e ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta.

Ao final, Gabigol ainda teria entregue o vaso aberto, contrariando as orientações recebidas. Na denúncia, consta que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame.

No dia 8 de abril, data da coleta, ele teria avisado aos oficiais que aquela seria a última vez que participaria do controle. O caso aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Rubro-Negro foi derrotado por 4 a 1 pelo Fluminense, que ficou com o título.

De volta ao campo

Em meio a Data-Fifa, o Flamengo aproveita os dias sem jogos para focar na preparação para a final do Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu. O elenco se reapresentou nesta segunda-feira (25), no Ninho do Urubu, onde terá treinos diários até a decisão. 

Contudo, neste meio tempo, o Mais Querido não poderá contar com peças importantes como Ayrton Lucas e Fabrício Bruno, que estarão à disposição de Dorival Júnior na Seleção Brasileira. Além da dupla brasileira, o Flamengo também não terá De La Cruz, Varela, Viña e Arrascaeta, que estarão a serviço da seleção do Uruguai. Os jogadores se reapresentam somente na quinta-feira (28).

Vale lembrar que apesar de convocado, Erick Pulgar permaneceu no Brasil para tratar de lesão e também é desfalque nas atividades. Pensando nisso, Tite subiu sete jovens da base para ajudar nos treinamentos, são eles: O meia-atacante Lorran, o volante Rayan, o goleiro Lucas Furtado, o zagueiro Carbone, o lateral-esquerdo Zé Welinton, o atacante Weliton e lateral-direito Lucyan.

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorBraz planeja reunião com Gabigol para entender ‘saúde mental’ de jogador do Flamengo
Próximo artigoZico comenta suspensão de Gabigol e coloca próprio clube à disposição para atacante do Flamengo treinar