Filipe Luís encontra Mano Menezes, treinador que o ignorou na Seleção Brasileira

O Flamengo x Fluminense desta quinta-feira (17) colocará Filipe Luís e Mano Menezes frente a frente pela primeira vez na beira do campo. Um encontro que possui história justamente pelo ex-lateral nunca ter sido treinado por Mano ao longo de sua carreira. Treinador da Seleção Brasileira entre 2010 e 2012, o profissional não convocou um Filipe que vivia crescimento na Europa sequer uma vez.

Filipe Luís recebeu sua primeira chance na Seleção Brasileira em 2009 sob o comando de Dunga. Com 24 anos na época, o lateral-esquerdo era destaque do Deportivo La Coruña e foi titular em empate por 0 a 0 com a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

A pouca experiência e problemas físicas o afastaram da Copa na África do Sul, pois Michel Bastos e Gilberto seguiam a sua frente. Contudo, evoluindo em sua carreira, o lateral-esquerdo se transferiu para o Atlético de Madrid no ano do Mundial e a expectativa era de mais chances após a competição. Contudo, a demissão de Dunga e escolha por Mano Menezes atrasou esse cenário.

O atual técnico do Fluminense assumiu a Seleção em julho de 2010, mas decidiu não dar a chances a Filipe Luís durante seus 2 anos e 4 meses no comando da equipe nacional. Foram 102 jogadores convocados no total, oito deles laterais-esquerdos, e os nomes chamados indicam que Filipe poderia ter recebido ao menos uma chance:

  • André Santos, Adriano, Cortês, Kleber, Alex Sandro, Marcelo, Carlinhos e Fábio Santos
  • No período entre o pós-Copa de 2010 e o fim de 2012, Filipe Luís fez 13 partidas com a camisa do Atlético de Madrid e foi titular na conquista de três títulos: Liga Europa 2011/12, Copa do Rei 2011/12 e Supercopa da Europa 2012.

    A saída de Mano Menezes e chegada de Felipão foi o que enfim resultou em novas chances para o ídolo do Flamengo. Ele disputou três amistosos e foi convocado para a Copa das Confederações, que entrou em campo mas é campeão. Contudo, ficou de fora da Copa do Mundo de 2014 por opção de Felipão. Os escolhidos foram Marcelo e Maxwell.

    É possível que mais chances com Mano Menezes fizessem Filipe Luís chegar em 2014 com um status no time do Brasil. Como resultado, a primeira Copa disputada pelo hoje técnico do Mengão foi em 2018, na Rússia, sob o comando de Tite.

    Filipe Luís finaliza preparação para o Fla x Flu

    Filipe foi campeão na Inglaterra e na Espanha, deixou a Europa eternizado no Atlético de Madrid, conseguiu se firmar e títulos na Seleção e encerrou a carreira com taças e idolatria no Flamengo. Agora, com início promissor como treinador, se prepara para o primeiro clássico pelo Mais Querido.

    Nesta quarta (16), a equipe realizará o último treinamento antes de encarar o Fluminense no Maracanã, às 20h, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileirão. Será o momento para Filipe definir o time titular que começará jogando no clássico. Ainda há dúvidas sobre a condição física dos convocados. Pulgar, por exemplo, não vai participar da atividade.

    O Flamengo x Fluminense desta quinta vale manter vivo o sonho de ainda brigar pelo título do Brasileirão, além da possibilidade de recolocar o rival na zona do rebaixamento. O Flamengo é o quarto colocado com 51 pontos, nove atrás da liderança. Enquanto o Fluminense é 16º a um ponto do Z4.

    Fonte: Mundo Rubronegro

    Artigo anteriorRenovação de David Luiz no Flamengo pode ter contribuição de Léo Ortiz, alvo da Juventus-ITA
    Próximo artigoJogador titular do Fluminense tem grande chance de ser desfalque em jogo contra o Flamengo