PAULO COSTA: Filipe Luís foi apresentado oficialmente como novo treinador do Flamengo, nesta terça-feira (1º de outubro), no CT Ninho do Urubu. O ex-jogador terá um contrato válido até dezembro de 2025 e chega para substituir Tite, que foi demitido na última segunda-feira (30).
Você precisa saber
- Flamengo apresenta Filipe Luís como novo técnico do clube
- Ex-jogador comentou sobre a proximidade com os novos comandados
- Filipe iniciou a carreira no Sub-17 do clube e estava no Sub-20
Como jogador, Filipe vestiu o Manto Sagrado de 2019 a 2023, sendo assim, conhece praticamente todo o elenco. Apenas De La Cruz, Matías Viña, Léo Ortiz, Carlos Alcaraz e Gonzalo Plata, que chegaram este ano, ainda não trabalharam com o ex-jogador.
Michael, que retornou ao Mais Querido, e Alex Sandro, contratado há pouco mais de um mês e companheiro de Filipe Luís na Seleção Brasileira, também já atuaram com o novo treinador. Na coletiva de apresentação, o técnico comentou sobre a proximidade com o elenco.
“Tem os prós e contras. O pró é que conheço esse grupo como ninguém, eu sei das lideranças e o que acontece. Eu estava presente nesse grupo há cinco anos. Acho que só chegaram três ou quatro jogadores depois que me aposentei, eu conheço todos eles. E eu sei que vou tomar decisões que vão incomodar alguns jogadores e que alguns deles vão ficar bravos comigo, mas não é com o Filipe Luís pessoa, é com o Filipe Luís treinador. É importante separar”, disse.
Sem comparações com outros treinadores
No Flamengo, Filipe segue o caminho de algumas lendas que fizeram história no campo como jogador e na beira do gramado como técnico, casos de Carlinhos, Paulo César Carpegiani, Andrade e Jayme de Almeida.
Apesar disso, o novo técnico pediu para não ter comparações com os que já passaram e que deseja construir a própria história a partir de agora.
“Não só eles, mas também todos os treinadores que passaram antes. A exigência aqui é máxima, tem que ganhar. E eu quero, como treinador, fazer uma nova história. Não quero que me comparem com nenhum outro treinador. Eu quero que todo mundo pense daqui para frente. Respeito e fico muito feliz por todos que conquistaram e escreveram seus nomes na história, mas agora quero ver o novo Flamengo, que é o meu Flamengo, o Flamengo do Filipe Luís”, afirmou, antes de completar.
“Respeito, admiro a todos, aprendi com muitos treinadores que trabalharam comigo aqui. Agradeço muito a todos que passaram antes, que fizeram história aqui e que ajudaram o nosso clube a crescer, mas agora é desse ponto para frente.”
Estreia como técnico
Com contrato até dezembro de 2025, Filipe Luís inicia a trajetória como treinador do time principal do Flamengo nesta quarta-feira (2), às 21h45, no Maracanã, em partida contra o Corinthians, válido pela semifinal da Copa do Brasil.
No fim de semana, Filipe terá pela frente o Bahia, no sábado (5), às 19h, na Fonte Nova, pela 29ª rodada do Brasileirão.
Fonte: Fla Resenha