A FERJ definiu que o Flamengo entrará em campo para levantar a Taça Guanabara no próximo sábado (02), contra o Madureira, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. A escolha da data foi feita somente após o Rubro-Negro vencer o Fluminense, neste domingo (25), por 2 a 0, pela penúltima rodada. Como o Mengão praticamente garantiu o troféu, não há necessidade de que ocorra simultaneamente com as outras partidas.
O Flamengo foi a 24 pontos e tem saldo de 19 e está praticamente inalcançável. Afinal, o Fluminense está em segundo, com 21, mas oito de saldo. Além disso, o Nova Iguaçu também possui 21, porém, com diferença de gols de quatro. O jornalista Renan Moura trouxe a informação da data do jogo do Mengão com o Madureira.
Antes da decisão da FERJ, o vice-presidente de futebol do Flamengo revelou que tinha uma preferência para data, em entrevista na zona mista do Maracanã. Havia um conflito, pois o Fluminense encara o Botafogo, também no Templo Sagrado.
— A gente já pleiteou uma data, passamos para a federação ver se é possível, respeitando o Fluminense, que também é mandante. Vamos ver como vai fazer esse ajuste aí. Acho que, até pela maneira como o Flamengo vai jogar, precisa perder de 11 gols para não ficar com o campeonato. Acho que, se puder ser em um dia e um horário que a gente possa fazer um dia bonito para a torcida do Flamengo, acho que é o que deve ser feito — disse Marcos Braz, antes da definição.
Dois jogos estão marcados para o Maracanã na última rodada. Dessa forma, Flamengo x Madureira será no sábado (02), e Fluminense x Botafogo acontece no domingo (03). Se o duelo do Rubro-Negro praticamente não ‘tem valor’, por outro lado, a partida do rival das Laranjeiras vai determinar em qual posição irá se classificar (pode acabar até em quarto). Além disso, o embate vale muito para o clube de John Textor, que está em quinto, sonhando com vaga no G-4.
Outro fator que pode ter sido decisivo para a escolha da data do jogo do Flamengo contra o Madureira: o Fluminense joga na quinta-feira (29), contra a LDU (EQU), pela volta da Recopa Sul-Americana, no Maracanã. Ou seja, o rival não poderá atuar no Campeonato Carioca no sábado (02).
Com 24 pontos e mais um jogo a disputar, o Flamengo lidera a Taça Guanabara, com saldo de 19 gols. O Fluminense vem logo atrás, com 21 e diferença de oito tentos a favor. O Nova Iguaçu também tem 21, com 4 de saldo. Os três clubes citados estão garantidos nas semifinais. A última vaga fica entre Vasco (quarto, com 19, e pega a Portuguesa) e Botafogo (17 pontos).
Fonte: Coluna do Fla