Falso Nove e Douglas Fortunato elogiam atuação de Leo Ortiz

O zagueiro Léo Ortiz está recebendo elogios pela sua atuação no empate em 1 a 1 entre Flamengo e Red Bull Bragantino, neste sábado (4). Victor Nicolau, do canal Falso Nove, e Douglas Fortunado, ambos analistas do MRN, explicam como o defensor foi fundamental para melhora na saída de bola e consequentemente para evolução coletiva do time ao longo do jogo.

Victor Nicolau destaca como Léo Ortiz foi importante para a equipe dominar o início da partida e todo o segundo tempo. Ele foca principalmente na confiança que o defensor tem para dar passes e lançamentos mais arriscados, que quebraram linhas adversárias e fizeram o time ter vantagem em construções ofensivas. Passes que iniciaram duas jogadas de chances claras de gol para o Flamengo.

“Com bola foi imprescindível pro domínio dos 20 primeiros minutos e especialmente da segunda etapa. É ousado com a bola. Confia no próprio jogo acha passes e inversões fora do mais comum. Uma dessas inversões gerou chance inclusive. Na verdade foram duas. Duas das 4 chances claras do Flamengo foram construídas com participação direta do Léo Ortiz”, publicou o analistas em suas redes sociais.

Um desses lances foi lançamento que encontrou Viña livre aberto pelo lado esquerdo campo ofensivo aos 47 do segundo tempo. O lateral dominou e cruzou para dentro da área, lance em que Luiz Araújo foi claramente puxado enquanto se locomovia para tentar alcançar a bola mas o árbitro e o VAR não marcaram pênalti.

A análise de Douglas Fortunato reforça o comentário de Victor e foi um pouco além ao comparar Léo com Fabrício Bruno. O analista entende que o zagueiro recém-chegado entrega mais qualidade com a posse da bola, algo que é justamente defeito do companheiro.

“Levantando a bola que o Victor subiu certeiramente na quinta: Ortiz fez um grande segundo tempo. Encontrou ótimos passes, tanto por dentro para Nico e Gerson, bem como boas inversões (em especial Viña) Fabricio Bruno não consegue entregar esse nível de jogo com bola. Hj foi essencial”, escreveu Douglas em sua conta no X (antigo Twitter).

Vale lembrar que o Red Bull Bragantino se caracteriza justamente por ser um time que pressiona muito a saída de bola do adversário. A equipe do técnico Pedro Caixinha está ao lado de Internacional e Palmeiras na liderança do índice. Ou seja, dado que valoriza ainda mais a atuação de Léo Ortiz.

Nas redes sociais, inclusive, muitos torcedores também elogiaram a participação do zagueiro no momento com bola. Há debate sobre titularidade no lugar de Fabrício, que chegou na Seleção e se destaca em outras valências, mas alguns rubro-negros questionam se a mudança não poderia ser válida em momento de oscilação e pouca criação nos últimos jogos.

Falso Nove defende Léo Ortiz de críticas no gol do Bragantino

Alguns jornalistas e até torcedores criticaram Léo após lance de gol do Bragantino em cobrança de escanteio. Mas Victor Nicolau explica que a marcação do Flamengo em bolas paradas é feita por zona e Léo Ortiz não era o responsável pela marcação do Pedro Henrique, que marcou o gol, mas ao tentar ajudar passa a sensação de erro.

“Flamengo marca bolas paradas em zona. O jogador mais próximo do cabeceador, que protegia a zona no ponto da cabeçada era o garoto Igor Jesus, que ao meu ver errou ao não reparar o avanço do adversário e tentar dividir espaço para prejudicar o cabeceio. Ortiz não estava e nem deveria estar ali. Tentou ajudar, como tem que ser.”

De acordo com o portal estatístico Sofascore, Léo Ortiz terminou jogo contra seu ex-clube com 90% de acerto nos passes (43/48) e 62% nas bolas longas (5/8). Além disso, não perdeu nenhum duelo defensivo pelo chão (3/3), venceu duas disputas aéreas de três disputadas, fez duas roubadas de bola, cinco rebatidas e bloqueou duas finalizações.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorAssociação de árbitros promete ação no STJD contra Felipe Melo e diretor do Flamengo: ‘Cada vez mais injusto’
Próximo artigoPode parar na justiça: Associação de Árbitros promete entrar no STJD após declarações de Bruno Spindel