Estudo faz ranking das melhores bases do mundo; Brasil tem quatro clubes no top 30

Um estudo do Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos, na sigla em inglês) colocou quatro clubes brasileiros entre as 30 melhores categorias de base do mundo. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (30), juntam questões objetivas, como a quantidade de jogadores revelados que estão atuando em 49 divisões de elite pelo mundo, com uma métrica que calcula o nível esportivo das ligas em que estão.

Baseado nisso, o Benfica, de Portugal, teve a base considerada como a melhor ao redor do planeta, à frente de Boca Juniors, da Argentina, e Barcelona, da Espanha, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O melhor brasileiro é o São Paulo, em 17º. Outros três clubes do Brasil estão presentes no top 30: Flamengo, em 24º; Corinthians, em 28º; e Fluminense, em 30º.

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

O Palmeiras, muitas vezes apontado como um dos times com melhor base e que recentemente revelou Endrick e Estêvão, aparece apenas na 43ª colocação, atrás de Internacional, na 33ª, e Grêmio, na 37ª.

O Real Madrid, atual campeão da Champions League, é o 12º. No top 5, estão River Plate e Ajax, em quarto e quinto, respectivamente. Times de pouco destaque, como Defensor, do Uruguai, e Estrela Vermelha, da Sérvia, estão em sexto e sétimo.

A quantidade de jogadores revelados considera, segundo o estudo, atletas que jogaram por três anos no clube formador quando tinham entre 15 e 21 anos. O nível esportivo considera, por exemplo, minutos em campo e dificuldade da competição.

O Benfica teve um inídice de 103,7 na avaliação do CIES. O clube aparece com 94 jogadores revelados e hoje atuando nos campeonatos avaliados pelo estudo (8 deles ainda na própria equipe portuguesa) e 10,3% no nível esportivo, que considera os minutos em campo desses atletas ponderando com a qualidade da liga onde atuam.

O São Paulo, por sua vez, teve índice final de 66,3, com 57 jogadores revelados e mais 16,2% de nível esportivo. Já o Flamengo tem 60 revelados, mas -0,3% de nível, para índice de 59,8. No caso do Corinthians, são 50 revelados, 11,9% de nível e 57,1 de índice. Fechando o top 30, o Fluminense aparece com 51 revelados, 10,7% de nível e 56,5 de índice.

Fonte: ESPN

Artigo anteriorFilipe Luís chama quatro garotos que estavam no Sub-20 para os relacionados contra o Inter
Próximo artigoFlamengo pode ter estreia de atacante em jogo de hoje contra o Internacional