Estádio do Flamengo: quais os próximos passos após desapropriação de terreno no Gasômetro?

O Diário Oficial do Rio de Janeiro desta segunda-feira (24) oficializou a decisão anunciada pelo prefeito Eduardo Paes de desapropriar terreno no Gasômetro para a futura construção de estádio do Flamengo.

O decreto, de número 54.691, declara o imóvel “de utilidade e interesse públicos, para fins de desapropriação por hasta pública”. O termo significa que o terreno será leiloado por via judicial, com valor mínimo estabelecido e uma série de obrigações a serem cumpridas por quem arrematá-lo.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

Na justificativa para a medida, a Prefeitura cita, entre outros pontos, que os imóveis hoje, que pertenciam a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal, estão ociosos, “em contraste com o seu entorno, o qual tem experimentado significativa revitalização urbanística”.

RELACIONADO

ESTÁDIO DO FLAMENGO: PREFEITURA OFICIALIZA DESAPROPRIAÇÃO DE TERRENO NO GASÔMETRO1HESPN.COM.BR

O QUE É ‘MODELO BAYERN’ QUE FLAMENGO JÁ PENSOU PARA NOVO ESTÁDIO E POR QUE PROJETO DO PALMEIRAS FOI ‘VETADO’23HESPN.COM.BR

QUANTOS BILHÕES FLAMENGO PRETENDE INVESTIR EM ESTÁDIO NO GASÔMETRO APÓS PREFEITURA DO RIO DESAPROPRIAR TERRENO1DESPN.COM.BR

No total, são seis imóveis citados no decreto, localizados nas avenidas São Cristóvão, Rodrigues Alves e Venezuela e também nas ruas Antonio Lage e do Livramento.

O próximo passo, após os imóveis serem alienados pela Prefeitura, haverá um leilão. Na prática, não há garantia que o Flamengo sairá vencedor da licitação, mas o próprio decreto já adianta delimitações para os interessados, o que deve fazer o clube rubro-negro quase que único interessado.

Isso porque o decreto já adianta que no Edital de licitação “poderá constar a obrigatoriedade de implementação de equipamentos específicos”, ou seja, a construção de um estádio, como próprio prefeito Eduardo Paes adiantou no domingo, quando anunciou a desapropriação.

“Estamos publicando amanhã no Diário Oficial a desapropriação por leilão em hasta pública do novo estádio do Flamengo, ali no terreno do Gasômetro. É o início de um projeto, o início de um sonho, e Flamengo, Vasco, Fluminense e o Botafogo, especialmente os quatro grandes clubes cariocas, têm uma importância enorme para a economia do Rio de Janeiro”, disse Paes.

Antes da desapropriação, tanto Flamengo, quanto Prefeitura tiveram reuniões com a Caixa, que administra o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha, então dono do terreno, para tentar um acordo para a aquisição dos imóveis, sem sucesso, no entanto.

Agora, o próximo passo para o processo é a publicação do edital do leilão do terreno no Gasômetro. Depois disso, seguindo as regras determinadas, os interessados apresentam os lances.

PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO:

Juventude (F) – 26/06, 20h (de Brasília) – Brasileirão

Cruzeiro (C) – 30/06, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão

Atlético-MG (F) – 03/07, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: ESPN

Artigo anteriorLéo Pereira destaca “segredo” do Flamengo em gols no fim do jogo – “Diferencial nosso”
Próximo artigoLance do pênalti em Fluminense x Flamengo – o que os comentaristas disseram sobre a jogada?