Especialista aponta modelos de estádios para Flamengo tocar terror nos adversários

O Flamengo ainda está negociando a aquisição do terreno do antigo Gasômetro, na zona portuária do Rio de Janeiro. O Rubro-Negro quer construir na área de 104 mil metros quadrados o seu estádio próprio, que teria capacidade para mais de 80 mil pessoas. O custo chegaria a R$ 2 bilhões. Mas qual seria o modelo ideal para o novo equipamento quando se pensa em pressão no adversário?

O especialista em estádios e arquiteto Fabrício Chicca apresentou algumas opções durante live no canal Mundo na Bola. Ele usou como parâmetro o potencial acústico de cada estádio e o nível de stress auditivo que causaria nos jogadores adversários. Cinco estádios surgiram como bons exemplos: Turk Telekom (Galatasaray), Signal Iduna Park (Dortmund), St. James Park (Newcastle), Santiago Bernabéu (Real Madrid) e La Bombonera (Boca Juniors).

Estádio do Flamengo: a nova pressão de Eduardo Paes na Caixa

Turk Telekom (52 mil pessoas)

Inaugurado em 2011 após quatro anos de obras, o estádio do Galatasaray foi totalmente pensado para que os fanáticos torcedores turcos deixassem os adversários desorientados. Chicca revelou no vídeo que a acústica das arquibancadas 100% cobertas é tão boa que em shows e outros eventos são feitos ajustes para que o som seja mais suave.

Signal Iduna Park (81 mil pessoas)

Inaugurado originalmente em 1974, o maior estádio da Alemanha é um Frankenstein, pois já passou por inúmeras reformas e adições. Famoso mundialmente pela Muralha Amarela, arquibancada sem cadeiras com inclinação de 37 graus atrás de um dos gols, o estádio do Dortmund é simples, barato, eficaz, mas não é perfeito. Chicca afirmou que o Flamengo teria problemas com a legislação brasileira para copiar o modelo alemão no Rio

St. James Park (52 mil pessoas)

Inaugurado em 1880, mas obviamente renovado muitas vezes, o estádio do Newcastle une a tradição inglesa com a modernidade do futebol europeu atual. Fabrício Chicca afirmou que caso a arquibancada coberta se estendesse por todo o estádio, St. James Park teria a melhor acústica do mundo.

Santiago Bernabéu (85 mil pessoas)

Construído no coração da capital espanhola, o estádio do Real Madrid ainda está em meio a uma reforma dramática que recebeu críticas mistas. Para muitos, se tornou o estádio mais imponente do mundo. Para outros, ficou parecendo uma patente metálica gigante de banheiro. No quesito acústica, conforme Fabrício Chicca, está entre os melhores do mundo.

La Bonbonera (54 mil pessoas)

Amado e odiado na mesma proporção, o icônico estádio do Boca Juniors também se utiliza das prateleiras sobrepostas que causam um efeito sonoro e visual impressionante. Além disso, conforme Chicca, a muralha de camarotes aumenta o eco dos torcedores cantando, dificultando ainda mais a comunicação dos atletas em campo.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorEduardo Paes comenta em suas redes sociais sobre o terreno do Gasômetro, que interessa ao Flamengo
Próximo artigoFlamengo toma decisão sobre saída de Matheus Gonçalves após proposta do Apoel-CHI e meia fica