O Flamengo não abre mão de contar com Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta na partida contra o Grêmio, em 13 de junho, pela 8ª rodada do Brasileirão. O jogo no Maracanã é visto como fundamental para a manutenção do bom momento do Rubro-Negro na competição. O Fla pediu a liberação do quarteto, mas a Associação Uruguaia de Futebol negou a solicitação.
Mesmo assim, o Flamengo já preparou um plano para ter os quatro uruguaios em campo, no Maracanã, contra o Grêmio. O Rubro-Negro vai fretar um avião para buscar Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta nos Estados Unidos e depois levá-los de volta para se reapresentarem à seleção uruguaia. A diretoria do Fla considera que as regras das datas Fifa permitem a operação.
➕Flamengo peita Seleção Uruguaia e prepara retorno de jogadores para enfrentar o Grêmio
A Dta Fifa que está em curso atualmente se estende entre 3 e 11 de junho, mas o Uruguai fará apenas um jogo, contra o México, em Denver, nesta quarta. Depois disso, a Celeste Olímpica volta a jogar apenas na estreia da Copa América, contra o Panamá, na Flórida, em 23 de junho. O período de obrigatoriedade de cessão dos jogadores para as seleções inicia apenas em 14 de junho. Sendo assim, o Flamengo tem certeza que poderá contar com os quatro em 13 de junho.
Flamengo vai perder cinco jogadores por até 11 rodadas
Mesmo com a operação logística para ter Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta em campo contra o Grêmio, o Flamengo ainda assim será o clube brasileiro mais desfalcado durante a Copa América. Além do quarteto uruguaio, o chileno Erick Pulgar também desfalca o Fla até pelo menos o final de junho.
O Chile está no grupo A da Copa América, com Argentina. Peru e Canadá. Para azar do Flamengo, La Roja tem boas chances de se classificar, pelo menos em segundo lugar, o que aumentaria a ausência de Pulgar. No caso do Uruguai, a celeste é a favorita para liderar o grupo C, com Bolívia. Estados Unidos e Panamá. Dificilmente o Fla terá o quarteto antes da primeira semana de julho.
Fonte: Mundo Rubronegro