Em sentença inédita na Espanha, 3 torcedores são presos por insultos racistas à Vini Jr.

Em uma decisão histórica, a Justiça da Espanha condenou três torcedores por atos racistas em um estádio de futebol. É a primeira vez na história que o país pune um caso de racismo, levando os criminosos que insultaram racialmente Vini Jr à prisão por oito meses. O caso aconteceu na partida diante entre Valencia e Real Madrid, no dia 21 de maio de 2023. Na época, o atacante brasileiro foi hostilizado durante quase todo o jogo, que aconteceu na casa do adversário.

O que você precisa saber:

  • Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e ex-Flamengo, sofreu insultos racistas por parte da torcida do Valencia
  • Justiça da Espanha identificou e prendeu três torcedores envolvidos no caso
  • Esta é a primeira vez na história que o país condena por racismo es estádio

Real Madrid posta nota sobre o caso de Vini:

“O Real Madrid CF anuncia que o Tribunal de Instrução nº 10 de Valência emitiu hoje, segunda-feira, 10 de junho de 2024, uma sentença condenatória de acordo com os três jovens acusados ​​de insultar, com gritos e gestos racistas, o nosso jogador Vinicius Junior no Jogo da Liga realizado no dia 21 de maio de 2023 no estádio Mestalla entre Valencia CF e Real Madrid CF.

Os três arguidos foram declarados culpados de crime contra a integridade moral de Vinicius Junior, agravado por terem agido com motivações racistas, e cada um deles foi condenado a oito meses de prisão e proibido de aceder a estádios de futebol por um período de dois anos.

Os três arguidos assumiram a sua responsabilidade criminal e tornaram pública uma carta de desculpas dirigida ao nosso jogador Vinicius Junior, ao Real Madrid CF e às restantes pessoas que se sentiram denegridas e ofendidas pelo seu comportamento. Além de demonstrarem seu pesar, os três acusados ​​pedem em sua carta aos torcedores que banam todos os vestígios de racismo e intolerância nas competições.

Esta é a primeira condenação por atos desta natureza proferida por tribunais e tribunais criminais.

O Real Madrid, que neste processo juntou a acusação privada com Vinicius Junior, continuará a trabalhar para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do desporto”, escreveu o Real Madrid.

De volta ao Flamengo

Depois da goleada sobre o Vasco, o Flamengo segue na preparação para o jogo desta quinta (13), quando encara o Grêmio, no Maracanã. Com quase 15 dias livres, o Mais Querido conclui nesta semana as atividades antes da partida contra o tricolor gaúcho. Vale lembrar que o rubro-negro não pode contar com cinco atletas, todos à serviço de suas respectivas seleções: Arrascaeta, De La Cruz, Matías Viña e Guillermo Varela (Uruguai); e Erick Pulgar (Chile).

Por outro lado, no último domingo (10), o meia-atacante Lorran voltou a se apresentar no Flamengo depois do período de treinos com a seleção sub-20. Portanto, o jovem de apenas 17 anos estará à disposição de Tite para o duelo desta quinta. 

Situação do Flamengo no Brasileirão

O Flamengo iniciou a sétima rodada do Campeonato Brasileiro com 11 pontos, na terceira colocação. Entretanto, após a goleada histórica de 6 a 1 sobre o Vasco, somou mais três pontos e assumiu a liderança da competição.

Também às 16h (de Brasília) do último domingo (02), o Bahia, que começou a rodada na segunda colocação, entrou em campo contra o Atlético-MG e com o empate em 1 a 1, se manteve na mesma colocação, com 14 pontos. Já o Furacão, que era o líder, acabou sendo derrotado para o Fortaleza por 1 a 0 e caiu para o quinto lugar.

Veja como ficou a tabela após a 7ª rodada:

1º – Flamengo – 14 pontos

2º – Bahia – 14 pontos

3º – Botafogo – 13 pontos

4º – São Paulo – 13 pontos

5º – Athletico-PR – 13 pontos

6º – Bragantino – 12 pontos

7º – Palmeiras – 11 pontos

8º – Internacional – 10 pontos

9º – Cruzeiro – 10 pontos

10º – Atlético-MG – 10 pontos

11º – Fortaleza – 10 pontos

12º – Juventude– 9 pontos

13º – Grêmio – 6 pontos

14º – Vasco – 6 pontos

15º – Fluminense – 6 pontos

16º – Criciúma – 5 pontos

17º – Corinthians – 5 pontos

18º – Atlético-GO – 4 pontos

19º – Cuiabá – 4 pontos

20º – Vitória – 2 pontos

Fonte: Fla Resenha

Artigo anteriorR$ 150 milhões: Flamengo decide vender meio-campista e Tite é informado
Próximo artigoTrauco é expulso por agressão e crias do Flamengo marcam em Criciúma x Cuiabá