É tetra? Como está a 'briga' por primeiro brasileiro 4 vezes campeão da Libertadores

Campeão das últimas cinco edições da CONMEBOL Libertadores, o futebol brasileiro conquistou uma hegemonia nunca antes vista na história do principal torneio de clubes da América. Na edição 2024, além da ampliação dessa marca, existe a chance de um feito inédito para o país.

Flamengo, Grêmio, São Paulo e Palmeiras (junto com o Santos, fora dessa edição) são os brasileiros com mais títulos no torneio, com três conquistas cada. Assim, está aberta a corrida para descobrir quem será o primeiro tetra brasileiro da Libertadores, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

De todos, quem esteve mais perto foi o Tricolor paulista. Primeiro tricampeão, mas sem erguer a taça desde 2005, o São Paulo bateu na trave pelo tetra em 2006, quando perdeu a decisão para o Internacional. Depois disso, foi às semifinais de 2010 e 2016, mas parou no meio do caminho.

Os demais não conseguiram retornar à final depois do tri, conquistado em 2017 (Grêmio), 2021 (Palmeiras) e 2022 (Flamengo). O máximo foi chegar às semifinais, como fez o São Paulo.

Se o título acabar com um desses times, será a primeira vez que o Brasil terá uma equipe quatro vezes campeã da Libertadores.

Quem lidera o ranking dos maiores vencedores do torneio é o Independiente, com sete taças, seguido pelo Boca Juniors, com seis. A dupla, porém, está de fora do torneio em 2024.

Pentacampeão, o Peñarol é o time com mais títulos na edição atual da competição, seguido pela dupla River Plate e Estudiantes, ambos com quatro troféus.

BRASIL EM BUSCA DE HEGEMONIA (QUASE) IMPOSSÍVEL

Com cinco títulos seguidos, o Brasil se isolou como país com mais taças seguidas na história da Libertadores. Ainda assim, está longe de ter a maior sequência se contarmos outros continentes.

Já deixando para trás África e Ásia, ambos com três conquistas seguidas de Camarões e Coreia do Sul, respectivamente, os times brasileiros poderão repetir o feito da Inglaterra entre 1977 e 1982 com seis conquistas da Champions League.

A maior hegemonia, porém, é bem difícil de ser alcançada. Entre 2006 e 2021, o México conquistou incríveis 16 títulos da Champions da Concacaf, sendo interrompido apenas pelo Seattle Sounders. Seria possível os brasileiros superarem essa marca?

AS MAIORES HEGEMONIAS DE TODOS OS CONTINENTES

América do Norte e Central: México (16 vezes entre 2006 e 2021)

Oceania: Nova Zelândia (8 vezes entre 2011 e 2018)

Europa: Inglaterra (6 vezes entre 1977 e 1982)

América do Sul: Brasil (5 vezes entre 2019 e 2023)

África: Camarões (3 vezes entre 1978 e 1980)

Ásia: Coreia do Sul (3 vezes entre 1995 e 1997/98)

Fonte: ESPN

Artigo anteriorFlamengo projeta modelo de negócio para tentar repatriar Reinier
Próximo artigoBruno Henrique de titular? Comentarista analisa mudança em escalação do Flamengo para jogo de Libertadores