O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou em novembro do ano passado um contrato com regras para o lançamento da fan shirt, definida pela Adidas e pelo marketing do clube como uma versão mais barata, com qualidade inferior, da camisa oficial para combater a pirataria.
Entretanto, a camisa lançada oficialmente ontem pela Adidas é tão diferente da camisa original que se afasta completamente deste conceito, já que as camisas piratas são cópias exatas da camisa de jogo.
➕Flamengo negocia com Adidas, BRB e empresa para meia mirando R$ 250 mi por uniforme
A fan shirt tem pelo menos cinco diferenças gritantes para a original: a manga tem cor diferente, a gola tem cor e corte diferentes, não há listras vermelhas nos ombros, as costas são lisas e o escudo é impresso, e não bordado. Apenas essa última mudança está de acordo ao que foi informado aos conselheiros que aconteceria na nova camisa.
O contrato do Flamengo com a Adidas lista a fan shirt como uma das três versões da camisa oficial do Flamengo que será vendida. A versão authentic é definida como “camisa projetada com tecnologia de fabricação avançada destinada ao time profissional”. O preço médio estimado é de R$ 599.
Já a versão mais comum é a réplica, que o contrato define como “camisa com emprego de tecnologia intermediária com características visuais similares à camisa authentic e destinada a equipes de base, de futebol feminino e à comercialização”.
Por sua vez, a fan shirt é descrita como “camisa com emprego de tecnologia mais simples, com características similares à camisa home, mas que não será destinada ao uso das equipes e com preço de venda ao consumidor final reduzido”.
Dirigente garantiu que fan shirt seria ‘muito próxima em termos de visual’ à camisa de jogo
A fan shirt está sendo comercializada a R$ 179 contra R$ 349 da versão réplica. Entretanto, hoje é possível comprar camisas oficiais do Flamengo da temporada passada por preço inferior.
Ao anunciar em uma entrevista em novembro do ano passado o acerto com a Adidas para a fabricação da fan shirt, o vice-presidente de Marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira, afirmou que a camisa seria “muito próxima em termos de visual à camisa do jogo”.
“Não seria a camisa de campo, mas uma camisa oficial Adidas, oficial Flamengo e com todos os pontos de uma camisa próxima à camisa de jogo. Ela tem diferenças da camisa oficial, até para não ter uma canibalização, mas é uma camisa que vai ser mais acessível para o nosso torcedor que não tenha a renda para fazer a compra de uma camisa oficial nas lojas”, afirmou ele em entrevista à Máquina do Esporte.
O contrato do Flamengo com a Adidas prevê que apenas as lojas oficiais do clube e a própria Adidas podem comercializar a fan shirt e que devem encomendar quatro camisas oficiais para cada fan shirt que pedirem, para que as vendas do uniforme principal não sejam afetadas.
Essas precauções acontecem porque o contrato prevê que, para reduzir o preço, o Flamengo receba uma porcentagem menor sobre as receitas com a venda da fan shirt: 15% contra os 35% usuais.
Fonte: Mundo Rubronegro