Desfalques e últimos jogos: como chega o Grêmio para enfrentar o Flamengo

Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quinta-feira (13), às 20h, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. Após uma semana livre para treinamentos, Mengão tenta manter liderança em confronto com time gaúcho que está com calendário cheio e luta para subir na tabela após muitos jogos adiados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O Flamengo soma 14 pontos e está na segunda posição do Brasileirão após primeiros resultados da rodada. Mas uma vitória simples já é o suficiente para time retomar liderança do Botafogo, que assumiu a ponta após vencer o Fluminense. Já o Grêmio é 13º com seis pontos, mas time disputou só cinco partidas.

É impossível desvencilhar a temporada do Grêmio com a paralisação de um mês sem partidas pela tragédia no RS. Time oscilava desempenho antes de ficar sem jogar de 30 de abril a 29 de maio, e difícil definir o real momento da equipe depois de apenas quatro jogos após o retorno.

O time fez três partidas pela Libertadores e conquistou classificação às oitavas de final na segunda colocação. Mandando jogos no estádio Couto Pereira do Coritiba, o time venceu The Strongest-BOL por 4 a 0 e Huchapito-CHI por 1 a 0. O jogo que definiu classificação foi empate em 1 a 1 com o Estudiantes.

A única partida pelo Brasileirão, no entanto, foi derrota por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino. Equipe recebeu o time paulista em Curitiba e saiu derrotado por após partida que pouco conseguiu criar e mostrou falhas defensivas que prejudicam equipe desde a temporada de 2023.

Time que gosta de controlar a posse de bola e pressionar os adversários, o Grêmio costuma sofrer quando o rival consegue inibir essas características. Não à toa ainda não conseguiu vencer como visitante do Brasileirão, já que times da casa tendem a brigar mais pelo controle da bola.

Para ficar de olho: Cristaldo

Assim como o Flamengo, o Grêmio tem desfalques de peso para enfrentar o Flamengo no Maracanã. Mas o time gaúcho segue contando com seu principal jogador na temporada: o argentino Franco Cristaldo.

Camisa 10 e titular absoluto na equipe, o meia-ofensivo é o atleta que mais jogou e artilheiro do time na temporada com nove gols em 25 partidas. Além disso, com três assistências, é também o líder em participações diretas do time. Ele está duas participações à frente de Diego Costa.

É importante que os defensores rubro-negros estejam atentos com as movimentações do meia, que gosta de entrar na área e foi assim que marcou gol de empate sobre o Estudiantes na Libertadores. A criação de jogadas dos gaúchos também deve ser concentrada no argentino.

Provável escalação do Grêmio contra o Flamengo

Como citado anteriormente, Renato Gaúcho tem desfalques de peso para a partida desta quinta. Ele não conta com os convocados Soteldo (Venezuela) e Villasanti (Paraguai), além de Diego Costa com lesão muscular. O zagueiro Pedro Geromel é dúvida pois ainda se recupera de lesão.

O retorno fica por conta de Pavón, que jogou alguns minutos contra o Estudiantes e é cotado para o 11 inicial. Já o próprio Renato e o atacante Nathan Fernandes, que seriam julgados pelo STJD, estão liberados após adiamento do caso.

Assim, o provável Grêmio para enfrentar o Flamengo é: Rafael Cabral (Marchesín); João Pedro, Geromel (Rodrigo Ely), Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Pavón, Nathan Fernandes (Galdino) e JP Galvão.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorNeymar tem chances de jogar no Flamengo no futuro? Diretoria já comentou sobre o assunto
Próximo artigoNeymar com a camisa do Flamengo! Relembre craques internacionais que vestiram o manto