Desfalques e últimos jogos: como chega o Bahia para enfrentar o Flamengo

Nesta quinta-feira (20), o Flamengo recebe o Bahia no Maracanã, às 20h, em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão. Ainda que muito desfalcado, Mengão chega com moral em alta para o confronto direto no topo da tabela após empate heroico com Athletico-PR e vai encarar tricolor baiano que tenta seguir em sequência invicto.

Flamengo e Bahia estão empatados com 18 pontos na segunda e terceira posição do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Ambos estão um ponto atrás do Botafogo, que enfrenta o Athletico-PR nesta quarta (19). Sendo assim, vitória no Maracanã fará time sair com vantagem para rival direto e possivelmente líder do torneio.

O Bahia está justificando o aumento no investimento neste início de Brasileirão. A campanha é muito similar com a do Flamengo: cinco vitórias, três empates e uma derrota. A diferença está apenas no saldo de gols. Fla fez 16 e sofreu oito, enquanto rival marcou 13 vezes e sofreu nove: 8 a 4 para o Rubro-Negro.

A equipe de Rogério Ceni e Everton Ribeiro, ex-Flamengo, oscilou em resultados nos últimos jogos. A começar pelo empate e eliminação da Copa do Nordeste nos pênaltis para o CRB, no fim de maio, seguido de novo empate com Atlético-MG. Vitória sobre o Fortaleza com gol no fim, na oitava rodada, foi o que impediu time de cair na tabela.

Isso porque última rodada foi tensa. O Criciúma abriu 2 a 0 no início do segundo tempo e parecia com controle do jogo. Everaldo marcou aos 10 minutos da etapa e diminuiu, mas empate veio somente nos 15 minutos finais após goleiro do time catarinense ser expulso em lance polêmico.

Ainda assim são três empates nos últimos quatro jogos e agora tem pela frente difícil missão de encarar Flamengo no Maracanã. Ainda que Ceni garante um Bahia buscando os três pontos, tendência é postura ao menos inicial de evitar derrota. Equipe não se desfaz da posse para jogar só recuada, já que também tem qualidade no meio, mas não deve tentar pressionar nos primeiros momentos.

Para ficar de olho: Everton Ribeiro e Cauly

A dupla de meio-campistas certamente é o que mais chama a atenção no time titular do Bahia. Os dois se entendem bem em campo e, com liberdade de movimentação no esquema de Rogério Ceni, buscam associações para construírem os ataques da equipe. Não à toa cada um possui três assistências no Brasileirão.

O jogo contra Criciúma foi mais um exemplo de como os dois trabalham bem juntos. Cauly fez jogada do meio para esquerda, tabelou com Everton Ribeiro para atrair marcação e devolveu para o Camisa 10. O ex-Flamengo cruzou de primeira para Everaldo marcar.

No segundo gol a situação se inverteu. Cobrança curta de escanteio de Cauly para Everton, e o meia devolveu ótimo passe para o companheiro achar Caio Alexandre, que finalizou de primeira e empatou a partida.

A tendência é que o Bahia não tenha mais posse de bola que o Flamengo, mas a bola passará sempre por ao menos um dos dois nas construções ofensivas. Vale menção também ao atacante Everaldo, que possui quatro gols no Brasileirão e deve ser o principal alvo das tramas ofensivas.

Provável escalação do Bahia contra o Flamengo

Rogério Ceni tem menos desfalques que Tite para armar o Bahia titular, mas ainda assim não terá todos os atletas. As ausências confirmadas são: Santiago Arias (Copa América) e Acevedo (lesionado). Já o zagueiro Kanu foi listado como dúvida. Por outro lado,  o meia Carlos de Pena retorna após cumprir suspensão.

Um possível Bahia para enfrentar o Flamengo, portanto, é: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier (Kanu), Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Everaldo e Thaciano.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorLandim escolhe “lado” e oficializa apoio a candidato a presidência do Flamengo
Próximo artigoTite toma nova decisão inesperada no mercado com Gerson no Flamengo