O Flamengo finaliza os últimos detalhes para encarar o Atlético-MG, neste domingo (3), às 16h, no Maracanã, pelo jogo de ida das finais da Copa do Brasil. O Mengão abre a decisão ao lado de seu torcedor com a missão de conquistar vantagem para o jogo da taça, enquanto o time mineiro confia no desempenho nas copas este ano para voltar para casa com um bom resultado.
Novo recordista de finais e em busca do quinto título, o Rubro-Negro passou por Amazonas, Palmeiras, Bahia e Corinthians, sendo que só decidiu em casa contra o time baiano. Já o Atlético eliminou Sport, CRB, Fluminense e Vasco. A equipe mineira luta para conquistar o terceiro título do torneio de sua história.
O time comandado pelo técnico Gabriel Milito faz campanhas distintas entre o Brasileirão e as copas. Enquanto é apenas o novo colocado da liga nacional, está nas finais tanto da Libertadores quanto da Copa do Brasil. E essa oscilação resulta em dificuldade para emplacar sequências invictas, mas, por outro lado, aumenta a confiança para os jogos de mata-mata.
Mas há fatores na campanha do Atlético-MG que podem dar ainda mais esperança para o Flamengo na ida da final. Por exemplo: o time não vence fora de casa desde o dia 1º de setembro (3×2 sobre o Grêmio). Desde então, foram três derrotas e três empates.
Nesses empates, estão os jogos de classificação contra o River Plate e Vasco. O jogo sem gols com o time argentino garantiu a vaga na decisão continental. Já contra o cruzmaltino, também com vantagem no placar, o Atlético contou com golaço de Hulk nos minutos finais para evitar a disputa de penalidades.
Mesmo sendo um time que gosta de ter a posse da bola, média superior a 50%, é improvável que o Atlético-MG se lance ao ataque no jogo de ida da final. Mas também não é uma equipe que vai se desfazer da bola e focará apenas em se defender.
A expectativa é que Milito arme um time que não vai se arriscar muito contra o Flamengo no Maracanã. Tendência é de estratégia para tentar igualar a intensidade rubro-negra, principalmente nos minutos inicias, para evitar pressão. Além disso, formação deve resultar meio-campo congestionado para dificultar troca de passes e possibilitar recuperações para acionar os atacantes.
Para ficar de olho: Hulk
Capitão, artilheiro do time e referência em momento de decisão. Hulk certamente será o atleta mais procurado pelo time do Atlético-MG e obrigará a defesa rubro-negra a manter o máximo de atenção por 90 minutos. Ele possui 19 gols e 11 assistência, muitas para Paulinho, vice-artilheiro com 17 gols e que também demanda mobilização. Sem Deyverson, os dois devem voltar a formar uma dupla de ataque.
Foi dos pés do atacante que saiu o gol da classificação contra o Vasco, já nos minutos finais da semifinal. Importante a defesa rubro-negra estar atenta para a constante movimentação do ataque rival. Hora Hulk aparece como centroavante, em outro momento está abrindo espaço para infiltração e também recebe no meio para dar esse passe.
Provável escalação do Atlético-MG contra Flamengo
ilito não conta com Fausto Vera, Deyverson e o meia Cadu para a partida. Os dois primeiros já defenderam outros clubes na Copa do Brasil, mesmo caso de Carlinhos no Flamengo, enquanto o último se recupera de ruptura no ligamento cruzado anterior, lateral e menisco do joelho direito.
Zaracho e Bernard, por outro lado, estão recuperados de lesão e voltam a ficar à disposição. Dessa forma, um possível Atlético-MG para iniciar o jogo contra o Flamengo é: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Rubens (Zaracho) e Arana; Paulinho e Hulk.
Fonte: Mundo Rubronegro