Desfalques e últimos jogos: como chega o Amazonas para enfrentar o Flamengo

O Flamengo está em fase final de preparação para enfrentar o Amazonas FC nesta quarta-feira (22), às 21h30, na Arena da Amazônia, em jogo que define classificado às oitavas da Copa do Brasil. Após retomar bom futebol e ganhar uma semana livre para treinar, Rubro-Negro enfrenta elenco adversário motivado em marcar história em clube fundado há cinco anos.

Vitória por 1 a 0 no jogo de ida no Maracanã dá ao Flamengo vantagem do empate para se classificar. O Amazonas FC, atual 15º colocado na Série B, precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar disputa da vaga para os pênaltis. Cenário que já faz do Fla amplo favorito e fica ainda mais favorável se analisados os últimos jogos.

A primeira partida entre as equipes aconteceu no dia 1º de maio e, desde então, o Amazonas FC tem duas derrotas, um empate e uma vitória. Sequência que marcou não de resultados, mas também atuações muito ruins, que deixam time na parte de baixo da segunda divisão e pioram projeções para o jogo com Flamengo.

O time sofreu as duas derrotas fora de casa: 3 a 0 para a Ponte Preta, 14ª da Série B, e também perdeu para o Ceará por 2 a 1. Partidas que tiveram um fator em comum: o Amazonas teve mais posse de bola e ficou muito exposto ao tentar criar jogadas para pressionar os adversários.

A única vitória veio justamente quando pôde ficar recuado no campo de defesa e explorar os contra-ataques. Triunfo histórico sobre o Santos, primeiro do clube na Série B, aconteceu em jogo que time teve 40% de posse da bola e chutou na direção do gol duas vezes.

O empate contra o Paysandu é outro exemplo. Menos posse de bola, dessa vez 34%, e terminou o jogo com mais finalizações no 1 a 1. Vale ressaltar também que os dois jogos com menos posse foram em casa.

O cenário deve ser justamente o que o Flamengo vai encontrar na Arena da Amazônia. Apesar da necessidade de vencer, é improvável que o Amazonas tente pressionar. Isso porque, caso supreendentemente consiga superar o Fla em posse, deixará espaços para os atacantes rubro-negros.

Para ficar de olho: William Barbio

Em time com muitos nomes experientes e que tiveram passagens por grandes do futebol brasileiro, o destaque talvez seja o que teve menos destaque. O atacante ex-Vasco William Barbio é o artilheiro da equipe na temporada e grande esperança de classificação contra o Flamengo.

São sete gols em 21 partidas no ano, média de 0,3 por partida. Ele está empatado com Sassá como goleador da equipe, mas o companheiro não marca desde março e ele empatou durante esse período.

Barbio atua principalmente pelos lados do campo e deve ser a principal arma nas tentativas de contra-ataque contra o Fla. Tendência que atue pelo lado direito de ataque e tente explorar espaço nas costas de Ayrton Lucas.

Provável escalação do Amazonas contra o Flamengo

O técnico Adilson Batista terá ao menos quatro desfalques para a partida contra o Flamengo. São eles: PH e Gustavo Ermel (recuperação de cirurgia); Guilherme Mantuan (tratamento de lesão) e Dentinho (condicionamento físico). Além disso, há dúvida sobre condição de Sassá.

Artilheiro da equipe ao lado de William Barbio, o centroavante se recupera de edema na virilha direita sofrido no duelo contra a Ponte Preta. Ele desfalcou a equipe por três partidas e expectativa é de retorno justamente contra o Fla, mas ainda não há certeza sobre titularidade.

Dessa forma, a provável escalação do Amazonas contra o Flamengo é: Marcão; Patric, Miranda, Diogo Silva e Fabiano; Wendell, Xavier e Rafael Tavares; Matheus Serafim, William Barbio e Sassá (Bruno Lopes/Jô). 

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorEm meio à polêmica com Gabigol, Pedro toma decisão no Flamengo e treina pesado para melhorar em campo
Próximo artigoRodrigo Caio assassina rival do Flamengo na Libertadores