Disputando sua primeira Libertadores da América no comando do Flamengo, Tite não vem vivendo um bom momento devido às últimas atuações da equipe. Isso porque o Rubro-Negro sofreu duas derrotas consecutivas na competição, fazendo com que boa parte da torcida questione o trabalho do treinador.
O que você precisa saber:
- Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Palestino na última terça-feira (07)
- Rubro-Negro perdeu dois jogos consecutivos na Libertadores
- Paulo Sousa foi o último técnico que passou a fase de grupos invicta com o Flamengo
Flamengo invicto com Paulo Sousa
Após a última derrota do Flamengo, alguns números negativos do Rubro-Negro na Libertadores vieram à tona. Um deles é que a última vez que o Mais Querido terminou a fase de grupos de forma invicta, foi em 2022, quando Paulo Sousa ainda era o treinador.
Naquele ano com Paulo Sousa, o Flamengo encerrou a fase de grupos com 16 pontos conquistados dos 18 disputados. Ao todo, foram cinco vitórias e um empate.
Em 2022 Paulo Sousa não permaneceu no comando até a final da Libertadores. Dorival Júnior assumiu a equipe e conquistou o tricampeonato da competição com o Rubro-Negro. Na época, o Mais Querido levou a melhor sobre o Athletico-PR na final por 1 a 0, com gol de Gabigol.
Situação do Flamengo na Libertadores
A derrota para o Palestino complicou a situação do Flamengo na Libertadores 2024. Até o momento, o Mais Querido disputou quatro jogos, onde soma quatro pontos com uma vitória, um empate e duas derrotas. Desta forma, o Rubro-Negro acabou sendo ultrapassado pelo Palestino, que agora tem seis pontos e ocupa a vice-liderança atrás do Bolívar.
Com o resultado da última terça-feira (07), o Flamengo não depende mais só de si mesmo para avançar às Oitavas de Final da Libertadores. Atrás de Palestino e Bolívar, o Mais Querido terá que vencer seus próximos compromissos e torcer para eventuais tropeços do times chileno e boliviano.
Veja como ficou a classificação do Grupo E após a 4ª rodada:
🔝🇧🇴 @Bolivar_Oficial líder! A classificação do Grupo E da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/7N4Ld2yaDV
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 9, 2024
Apesar de depender de outros resultados para garantir a classificação, o Flamengo tem um ponto a seu favor nos duelos restantes pela Libertadores: o fator casa. O Rubro-Negro fará seus dois últimos jogos pela fase de grupos diante de Bolívar e Millonarios no Maracanã e contará com o apoio da sua torcida para ir em busca da vaga nas oitavas de final.
Veja os próximos jogos do Flamengo na Libertadores:
- 15/05 – 21h30 – Flamengo x Bolívar – Estádio do Maracanã – 5ª rodada
- 28/05 – 21h – Flamengo x Millonarios – Estádio do Maracanã – 6ª rodada
Tabu mantido
Diante do Palestino na última terça-feira (07), o Flamengo teve a chance de dar fim a um tabu incômodo que já vem se arrastando desde 2022. Porém, com a vitória de 1 a 0 do time chileno, o Rubro-Negro aumentou ainda mais essa marca negativa.
Isso porque o Flamengo não vence fora de casa na Libertadores desde agosto de 2022. De lá pra cá, já foram sete jogos sem vitória somando quatro derrotas e três empates.
Veja a sequência do Flamengo fora de casa pela Libertadores:
- Palestino 1 x 0 Flamengo – 07/05/2024 (4ª rodada da fase de grupos de 2024)
- Bolívar 2 x 1 Flamengo – 24/04 (3ª rodada da fase de grupos de 2024)
- Millonarios 1 x 1 Flamengo – 02/04 (1ª rodada da fase de grupos de 2024)
- Olimpia 3 x 1 Flamengo – 10/08 (Jogo de volta das oitavas de final de 2023)
- Ñublense 1 x 1 Flamengo – 24/05 (4ª rodada da fase de grupos de 2023)
- Racing 1 x 1 Flamengo – 04/05 (3ª rodada da fase de grupos de 2023)
- Aucas 2 x 1 Flamengo – 05/04 (1ª rodada da fase de grupos de 2023)
Fonte: Fla Resenha