De Adriano Imperador a Marcelo: 10 jogadores que fizeram mesmo caminho de Coutinho e voltaram para 1° clube

Nesta terça-feira (9), o Vasco chegou a um acordo pelo meia Philippe Coutinho para a alegria de sua torcida. O jogador de 32 anos, que chega por empréstimo junto ao Aston Villa válido por um ano, como antecipou a ESPN, está de volta a São Januário após 14 anos no exterior.

Revelado como profissional em 2009, Coutinho deixou o Cruzmaltino na metade de 2010, quando completou 18 anos. O seu primeiro destino na Europa foi a Inter de Milão, que acertou a contratação do meia quando ele ainda estava nas categorias de base.

ESPN NO DISNEY+

O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.

Depois da Itália, o jogador ainda passou por Espanyol, Liverpool, Barcelona, Villa e, mais recentemente, pelo Al Duhail, do Qatar, por empréstimo.

Durante o período em São Januário, o meia, que usou a camisa 30 na primeira passagem e agora vestirá a 11, disputou 43 jogos e registrou 5 gols e 2 assistências.

No futebol brasileiro, Philippe Coutinho é apenas mais um “cria” que decidiu retornar ao clube que o revelou depois de atuar fora do país. Abaixo, o ESPN.com.br lembra de outros 10 nomes que fizeram o mesmo caminho do “Pequeno Mágico”.

ADRIANO ‘IMPERADOR’

Revelado no início dos anos 2000 pelo Flamengo, Adriano retornou ao clube no final daquela década depois de uma passagem vitoriosa pela Inter de Milão. Em 2008, o atacante já havia retornado ao Brasil, emprestado pelo Nerazzurri ao São Paulo, e no ano seguinte enfim retornou à Gávea depois de rescindir com os italianos.

No Rubro-Negro, viveu uma primeira temporada mágica. A sua estreia aconteceu no dia 31 de maio, contra o Athletico-PR. No fim do ano, o clube carioca quebrou uma longa escrita e foi campeão do Brasileirão, com Adriano como grande destaque. Ficou por lá até 2010.

KAKÁ

Revelado pelo São Paulo também no início dos anos 2000, Kaká deixou o Morumbis em 2003 e só voltou mais de uma década depois. Durante o período longe do Tricolor, passou por Milan e Real Madrid, até que em 2014 foi emprestado ao seu primeiro clube novamente após fechar com o Orlando City, equipe da MLS (Major League Soccer).

Como a temporada do futebol nos Estados Unidos só começaria em março de 2015, passou parte do período no São Paulo. Apesar da curta segunda (e última passagem), registrou 3 gols e 4 assistências em 24 jogos, sem títulos conquistados.

FERNANDINHO

Cria das categorias de base do Athletico-PR, o volante Fernandinho deixou o CT do Caju em 2005 e também brilhou na Europa por Shakhtar Donetsk e Manchester City.

O veterano, hoje com 39 anos, voltou a Curitiba no segundo semestre de 2022 e segue no Furacão até hoje. Líder do time, foi vice-campeão da CONMEBOL Libertadores logo na sua temporada de reestreia e bicampeão estadual (2023 e 2024).

FELIPE

Lançado como profissional pelo Vasco no final dos anos 90, Felipe “Maestro” teve uma primeira passagem para lá de vitoriosa por São Januário, conquistando o bi do Campeonato Brasileiro (1997 e 2000), além da Libertadores (1998) e da Copa Mercosul (2000).

Deixou o Cruzmaltino em 2001 e passou por diversos clubes, inclusive do cenário nacional, como Palmeiras e os rivais Flamengo e Fluminense. O seu retorno à Colina Histórica aconteceu em 2010, depois de uma longa passagem do veterano pelo Al Sadd, do Qatar.

No seu retorno, fez parte da conquista inédita da Copa do Brasil, em 2011, e bateu na trave pelo título do Brasileirão no mesmo ano. Ficou por lá até 2013, quando voltou para o Fluminense e depois pendurou as chuteiras.

WILLIAN

Cria do Terrão, o meia-atacante Willian deixou o Corinthians em 2007 rumo ao Shakhtar Donetesk. E, assim como Coutinho no Vasco, foram 14 anos até que o jogador tomasse a decisão de voltar.

Depois de passar por Chelsea e Arsenal na Premier League, retornou ao Parque São Jorge em 2021, mas teve uma passagem curta e conturbada, com o jogador e sua família recebendo ameaças em meio à má fase do time.

Após fazer apenas 45 jogos pelo Timão, registrando 1 gol e 6 assistências no período, retornou ao Velho Continente, e novamente à Inglaterra. Desde 2022 o jogador defender as cores do Fulham.

ALEX

Apesar de ter brilhado com a camisa do Palmeiras no início de sua carreira no Brasil, Alex é cria das categorias de base do Coritiba. E depois de deixar o Alto da Glória em 1997, cumpriu a promessa e voltou em 2013 depois de rodar por outras equipes do Brasil, como Flamengo e Cruzeiro, e brilhar na Turquia pelo Fenerbahçe.

E logo no seu retorno ao Paraná, Alex se sagrou campeão estadual, único título que levantou pelo Coxa. Antes da aposentadoria, em 2014, teve tempo de disputar 85 jogos pelo clube e anotou 37 gols e contribuiu com 11 assistências.

BERNARD

Na lista das principais revelações do Atlético-MG no século XXI, Bernard conquistou a inédita Libertadores de 2013 pelo clube antes de ir embora, no mesmo ano, rumo ao Shakhtar Donetsk.

E depois de anos no exterior, passando ainda por Everton, Al Sharjah e Panathinaikos, tomou a decisão de retonar ao Galo em 2024. O jogador, inclusive, já foi apresentado à torcida na Arena MRV e aguarda apenas a abertura da janela de transferências, nesta quarta-feira (10), para poder reestrear.

MARCELO

Cria de Xerém, o lateral-esquerdo Marcelo foi revelado pelo Fluminense em 2005, mas só atuou em 40 partidas pelo clube carioca, com 6 gols marcados, antes de ser negociado com o Real Madrid.

Após mais de uma década no gigante espanhol, com 5 títulos de Champions League no currículo e outras inúmeras conquistas, se transferiu para o Olympiacos em 2022. O seu período na Grécia, porém, durou pouco tempo, e o lateral logo em seguida voltou às Laranjeiras, no primeiro semestre de 2023.

No seu primeiro ano, foi campeão do Carioca e da Libertadores inédita para a torcida tricolor. Marcelo segue no Fluminense e, em 2024, foi campeão da CONMEBOL Recopa. Desde que voltou, já disputou 57 jogos e anotou 5 gols e deu 3 assistências.

NILMAR

Proveniente da base do Internacional, Nilmar estreou como profissional em 2002 e ficou no Beira-Rio até 2004, quando foi negociado com o Lyon. Depois de um curto período também na França, foi repatriado pelo Corinthians.

O seu retorno ao Colorado aconteceu em 2007, e, durante o período, foi bicampeão do Gauchão, além de conquistar a CONMEBOL Sul-Americana. Foi embora em 2009, mas depois retornou mais uma vez em 2014.

LUCAS LEIVA

Entre as principais revelações da base do Grêmio, Lucas Leiva foi revelado em 2005 pelo clube gaúcho, mas ficou por lá até 2007, quando foi para o Liverpool.

Depois de uma década no Anfield Road, foi para a Lazio e ficou na Itália por cinco temporadas. Só retornou ao Imortal em 2022 e teve uma curta reestreia, com apenas 18 jogos e 3 gols, que foi interrompida por uma aposentadoria precoce por conta de problemas cardíacos.

Os seus títulos pelo clube gaúcho foram todos conquistados ainda na primeira passagem, incluindo a Série B (2005) e o bicampeonato estadual (2006 e 2007).

Fonte: ESPN

Artigo anteriorNada de Palmeiras: Flamengo decide vender Gabigol para outro destino nesta janela
Próximo artigoAtacante deixa o Flamengo e assina contrato de quatro anos com clube europeu, segundo Venê