Na última terça-feira (28), o Flamengo venceu o Millonarios por 3 a 0, em jogo válido pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida era de extrema importância, porque o Fla só precisava de si para avançar às oitavas de final. Para alcançar o objetivo, David Luiz e Tite fizeram discursos importantes no vestiário.
Depois de um início conturbado na fase de grupos, onde o Flamengo correu riscos reais de ser eliminado da competição, David Luiz usou a sua experiência e liderança para, de forma direta, cobrar maturidade do elenco. O Fla viveu momentos de críticas e apoio, e ainda está sob ‘análise’ da torcida, que quer entender se as mudanças de postura realmente vão ser efetivas.
➕ Tite cita psicólogo ao explicar vitória do Flamengo no Maracanã
“Nesse momento, a gente tem que adquirir maturidade. E como se adquire maturidade? Com humildade e disposição fazer tudo da maneira possível. E como fazer tudo da melhor maneira possível? É o melhor time que marca, melhor time que pressiona, que defende com bloco baixo, que joga com a bola, que sabe encarar. Independente de quem está do outro lado, a gente sabe o que tem que fazer dentro do campo. e saber o que fazer dentro do campo tem que estar todo tempo aflorado em nosso coração. Deus abençõe a todos”.
E realmente o Flamengo fez o seu melhor dentro do campo. Construiu o placar ainda no primeiro tempo, com dois gols de Pedro e um contra de Juan Pablo Vargas. David Luiz, que pediu por maturidade, foi um dos destaques e quem comandou a jogada do gol contra. O zagueiro avançou pela direta, chegou à linha de fundo e trabalhou com Gerson. O coringa cruzou, o defensor do Millonarios desviou e mandou para a sua própria meta.
Ao final da partida, com a classificação garantida e uma boa atuação apresentada, foi a vez do técnico Tite pedir a palavra. Sempre muito consciente e sereno, o treinador, que demonstrou estar emocionado, conversou com o grupo.
“Eu tenho muito orgulho do trabalho que estamos fazendo. Tenho muito orgulho. A gente sabe aqui atrás dos bastidores o que a gente trabalha. A gente sabe. Quem acompanha o dia a dia, sabe”.
O trabalho pelo qual Tite se orgulha, apesar das críticas recentes, é explicado pelas estatísticas. Na temporada 2024, o Flamengo disputou 29 jogos. Destes, são 19 vitórias, sete empates e apenas três derrotas, um aproveitamento de 73,6%.
O Fla também conseguiu marcar 49 gols e sofrer apenas 10, um saldo positivo de 39 tentos. Criou 42 grandes chances, cedeu apenas 20, e tem cerca de 56,8% de posse de bola/jogo. Foi campeão Carioca de maneira invicta e sem ser vazado, está nas oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.
Fonte: Mundo Rubronegro