O Flamengo recebeu uma rara folga no calendário para se preparar para série decisiva em todos os torneio em setembro. Período que os goleadores rubro-negros precisarão estar mais afiados do que nunca, uma lista que sofreu mudanças importantes de nomes em 2024. Após cinco anos de Gabigol no topo, sendo quatro dividindo espaço Pedro, a atual temporada é de brilho isolado do Camisa 9.
O goleador do Flamengo e do Brasil na temporada é Pedro, que já marcou 30 gols este ano e caminha a passos largos para superar seu recorde pessoal (35). O restante do pódio com Bruno Henrique e Arrascaeta não chega a ser surpreendente, já que ídolos são referências do time desde 2019. Algo que evidencia as mudanças na “hierarquia”, por outro lado, é o surgimento de Luiz Araújo em quarto, além da queda brusca de Gabigol.
➕ VP de patrimônio descarta grandes shows no estádio do Flamengo: ‘A grama é intocável’
Top 10 de goleadores do Flamengo em 2024
Destaca-se a presença de dois zagueiros na lista de artilheiros: Léo Pereira e David Luiz. O primeiro marcou gols importantes, entre eles tento contra o Bolívar que deu vantagem de dois gols na Libertadores. Enquanto David balançou as redes pela primeira vez com o Manto no Maracanã em goleada sobre o Vasco e marcou novamente no último minuto para garantir vitória sobre o Bahia.
Vale frisar também os dois gols de Carlinhos. O atacante que deixou o Nova Iguaçu para defender o Flamengo ainda demonstra uma rotação diferente dos companheiros nos jogos, mas fez gols em momentos fundamentais: nos triunfos sobre Atlético-MG e Vitória.
Pedro foi artilheiro do Carioca, lidera Brasileirão e passou por sequências impressionantes em 2024
A temporada de Pedro o levou à Seleção Brasileira e dá a condição de brigar por titularidades nos próximos dois jogos, contra Equador e Paraguai, respectivamente, nos dias 6 e 10 de setembro. Os números do atleta e a disputa no topo por todas as artilharias do ano indicam, aliás, que a vaga deveria ser o do Rubro-Negro.
O Camisa 9 recebeu o prêmio de artilheiro do Carioca, com 11 gols, e está isolado na liderança do Brasileirão. Ele possui 11 tentos em 21 rodadas, três gols de vantagem para o vice Lucero e favorito para terminar o torneio como goleador.
Já nas competições em que não está na primeira posição, o atacante está perto dos líderes. Na Copa do Brasil, são somente três gols a menos que Vegetti, enquanto na Libertadores possui cinco gols e está a quatro de Júnior Santos, do Botafogo.
O goleador do Flamengo passou por dois períodos que marcam seu ano goleador e a grande fase que vive. A começar pelos oito gols marcados em seis jogos seguidos logo nos primeiros meses do ano, todos pelo Carioca. Momento esse que incluiu hat trick contra o Bangu e dois clássicos contra o Fluminense:
Em seguida, passou por período de seis tentos em cinco partidas entre a metade de maio e o início de junho. Dessa vez já pelas três principais competições do ano, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, o artilheiro mostrou novamente seu poder de decisão.
Fonte: Mundo Rubronegro