Da base ao profissional: Mário Jorge se despede do Flamengo com currículo vitorioso

No Flamengo desde 2016, Mário Jorge está de malas prontas para a Arábia Saudita. Após oito anos no Rubro-Negro, o treinador vai assumir a seleção sub-17 do país. Aos 46 anos, o técnico vai encarar o primeiro desafio internacional da carreira.

Em oito anos de Flamengo, não faltaram experiências para Mário Jorge, que comandou todas as categorias do clube, desde o sub-13. Multicampeão pela base, o treinador também tem passagem pelo profissional do Mengão.

Mario Jorge cria jogador perfeito citando apenas joias do Flamengo

Multicampeão pela base

Somando todas as categorias (do sub-13 ao sub-20), Mário Jorge comandou o Flamengo em 136 partidas. Foram 87 vitórias, 23 empates e 26 derrotas. Em títulos, são cinco, entre eles, o mais importante da história do clube.

Mário Jorge conquistou vários títulos, revelou muitos jogadores, e está marcado na história do clube. Pelo sub-17, o treinador garantiu os primeiros troféus de maior relevância. Pela categoria, foram três: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, todos em 2021.

Já pelo Sub-20, categoria que comanda na atualidade, Mário Jorge conquistou o Campeonato Brasileiro, em 2023, e a Copa Libertadores da América 2024. O título continental é o principal troféu da história das categorias de base do Flamengo.

No dia 18 de março, o Flamengo venceu o Boca Juniors por 2 a 1, chegou à Glória Eterna e se consagrou o grande campeão da América. Mário Jorge, além de comandar a conquista, classificou o Rubro-Negro para a disputa do Intercontinental da categoria. A final será disputada em 24 de agosto, no Maracanã, contra o Olympiacos, da Grécia.

Trajetória pelo profissional

Mário Jorge também comandou a equipe principal do Flamengo de maneira interina. Foram oito jogos à frente do Rubro-Negro, com três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, com oito gols marcados e cinco sofridos. Veja jogos comandados pelo técnico:

12/1/2023 – Fla 1 a 0 Audax
24/1/2023 – Fla 1 a 1 Bangu
13/4/2023 – Fla 0 a 2 Maringá
16/4/2023 – Fla 3 a 0 Coritiba
30/9/2023 – Fla 1 a 0 Bahia
7/10/2023 – Fla 1 a 1 Corinthians
21/1/2024 – Fla 1 a 1 Nova Iguaçu
27/1/2024 – Fla 0 a 0 Portuguesa

De malas prontas para a Arábia

Após oito anos, Mário Jorge dá adeus ao Flamengo sob muito respeito e com uma vitória para encerrar o ciclo com chave de ouro. O treinador comandou o último compromisso válido pelo Rubro-Negro neste sábado, pela estreia do Carioca Sub-20.

O Flamengo até saiu atrás do marcador, mas buscou a virada e venceu o Madureira por 2 a 1. Na comemoração dos gols, Mário Jorge foi muito celebrado. O treinador recebeu abraços dos jogadores, e no final da partida, o goleiro Lucas rasgou elogios ao técnico.

“Foi o que eu falei antes do jogo, quando a gente fechou para entrar em campo, que essa despedida dele tinha que ser com vitória. Ele é um cara muito competitivo, então sair daqui perdendo, ele não ia sair muito contente. A gente combinou lá dentro que iria fazer essa por ele, que seria pela honra e pelo legado que ele está deixando, então se ele for, está saindo com mais uma vitória e muitos títulos”, disse o capitão.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorThiago Silva chega ao Fluminense e faz comparação com o Flamengo: “mesma dificuldade”
Próximo artigoZinho avalia possível contratação de Renier no Flamengo: “é bem melhor para ele”