Consistência defensiva eleva status de Wesley no Flamengo

Durante a disputa da Copa América, o Flamengo se vê sem cinco jogadores titulares à disposição, e precisa adaptar o elenco para manter a competitividade durante a continuidade no calendário. Nesse cenário, reservas e jovens vem tendo oportunidade de mostrar serviço, como é o caso de Wesley, titular desde a ida de Varela para a Seleção Uruguaia.

Se antes era muito criticado pela torcida e apresentava atuações de baixa qualidade, Wesley evoluiu e, agora, é elogiado pelo rubro-negros. O camisa 43 está dando conta do recado e vem sendo importante para o Flamengo no Campeonato Brasileiro. E um dos pontos de destaque do lateral-direito vem sendo a consistência defensiva.

Falso Nove defende Wesley após atuação contra Bahia: ‘Irretocável!’

Em sete jogos do Campeonato Brasileiro, Wesley foi titular em cinco. Destes, quatro foram durante o as ausências pelo torneio continental. Nesse período, o camisa 43 anotou um total de 11 desarmes, 11 interceptações, número que demonstram a evolução de status do jogador, principalmente no sistema defensivo.

Além disso, nos sete jogos que atuou pelo Brasileirão, Wesley deu uma assistência, acertou 88% dos passes, 29% dos cruzamentos e cometeu apenas sete falta – sendo 11 sofridas. Segundo o portal estatístico Sofascore, a nota média do jogador é de 7.11.

Wesley durante a Copa América

Se avaliarmos jogo a jogo desde a convocação de Guillermo Varela para a Seleção Uruguaia, as estatísticas de Wesley se mantém positivas e comprovam o cenário de evolução. O primeiro jogo da série foi a vitória de 2 a 1 do Flamengo sobre o Grêmio, na qual Wesley também se saiu bem. O lateral fez 11 cortes, uma interceptação, cinco desarmes, ganhou sete de 16 duelos disputados e acertou 93% dos passes.

No empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, os números defensivos foram os melhores do período: cinco interceptações, dois desarmes e três cortes – além de 78% de passes certos. Já no triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia, o lateral-direito venceu três dos quatro duelos que disputou, deu uma interceptação, fez três cortes e acertou 87% dos passes.

No último duelo, na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, o lateral acertou 97% dos passes, deu um passe decisivo, duas interceptações e dois desarmes.

Tite sobre a evolução de Wesley

Após o clássico contra o Fluminense, Tite falou sobre as recentes atuações do lateral-direito. Em coletiva, o técnico explicou como vem sendo o trabalho com os jogadores mais jovens, e ressaltou que não há exposição dos atletas à imprensa, mas que o clube não esconde quando há falhas.

“É difícil individualizar, mas, ao mesmo tempo, é importante que se coloque. Poderia falar de uma série de atletas. A gente não esconde quando o atleta erra. Nós educamos e mostramos o caminho certo, o que pode acontecer é não externar para vocês (jornalistas). O clube não passa a mão, principalmente para os jovens. A grande forma de investimento é a educação. Pedi para os dois meus netos pararem de jogar bola e rezarem comigo. Tem muitas coisas erradas que não gosto em mim, outras que me orgulho muito. A que eu mais gosto é a educação e o respeito”, disse o técnico.

Em meio a um cenário evolutivo, Wesley se prepara para voltar a campo nesta quarta-feira (26) e enfrentar o Juventude, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Estádio Alfredo Jaconi, às 20h (horário de Brasília).

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorCruzeiro pode perder 3 titulares para jogo contra o Flamengo
Próximo artigoGabigol recebe nova investida do Palmeiras, mas prioriza continuidade no Flamengo