A FIFA definiu um novo formato para o Mundial de Clubes. A partir de 2025, o torneio intercontinental terá 32 times disputando a principal taça, além de ser realizada a cada quatro anos. Desse modo, a Conmebol pediu à entidade máxima do futebol para que os clubes sul-americanos sejam cabeças de chave no sorteio.
Presidente da FIFA, Gianni Infantino participou de um congresso na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Na reunião, a entidade sul-americana pediu para que Flamengo, Palmeiras e Fluminense sejam cabeças de chave do novo Mundial de Clubes.
Vale destacar que o presidente da FIFA ainda analisa o pedido da Conmebol, ou seja, não houve uma resposta de imediato durante a reunião. É importante ressaltar que Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os únicos brasileiros classificados para o torneio, visto que venceram a Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Como mencionado anteriormente, o Mundial de Clubes de 2025 contará com 32 clubes, dos quais 20 já estão garantidos. A competição será sediada nos Estados Unidos entre os dias 5 de junho e 13 de julho. Com isso, serão formados oito grupos, cada um com quatro equipes. Os dois melhores avançarão, seguindo o mesmo formato da Copa do Mundo de seleções.
Brasil — Flamengo, Fluminense e Palmeiras
Alemanha — Bayern de Munique e Borussia Dortmund
Inglaterra — Chelsea e Manchester City
Portugal — Porto e Benfica
Espanha — Real Madrid
França — PSG
Itália — Inter de Milão
Arábia Saudita — Al-Hilal
Japão — Urawa Red Diamonds
Egito — Al Ahly
Marrocos — Wydad Casablanca
México — Monterrey e León
Estados Unidos — Seattle Sounders
Nova Zelândia— Auckland City
Fonte: Coluna do Fla