Conheça o Leixões, clube português que o Flamengo quer comprar

Após o projeto Tondela não ir adiante, o Flamengo voltou a mirar em Portugal com o objetivo de internacionalizar a marca. O foco é comprar algum clube português para elevar receitas, ganhar em Euro, abrir de vez as portas no mercado europeu e criar uma vitrine para jovens em transição da base para o profissional. Essa equipe é o Leixões, da segunda divisão portuguesa.

Em entrevista ao programa Charla Podcast, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, confirmou que as negociações com o clube de Portugal estão avançando: “Estamos em negociações com o Leixões. A gente está avançando, se for mais adiante nós levaremos para a aprovação do Conselho (Deliberativo)”, disse o mandatário rubro-negro.

A forma de pagamento do Leixões ao Flamengo por Werton

Há 14 temporadas na segunda divisão do país, o Leixões tem apenas um título de expressão na história: Taça de Portugal de 1960/61. O clube foi fundado na cidade de Matosinhos, no Norte do país, em 1907. Sua primeira participação na elite portuguesa aconteceu na temporada de 1936/37. O clube terminou o torneio na última colocação. Ao todo, foram apenas 25 participações na primeira divisão.

Último auge do Leixões, clube que Flamengo quer adquirir em Portugal

Seu último momento de brilho em Portugal aconteceu na temporada de 2001/02. Na época, o Leixões era treinado por Carlos Carvalhal, treinador que chegou a ser especulado no Flamengo em 2021. Neste ano, o clube chegou em duas finais: Taça de Portugal e Supercopa de Portugal, mas foi vice nos dois torneios para o Sporting.

Já em 2002/03, o Leixões foi campeão da segunda divisão, se classificando para a fase classificatória da Copa da Uefa. Entretanto, nos playoffs do torneio continental, acabou sendo eliminado para o PAOK, da Grécia. Recentemente, o GE trouxe que André Castro, presidente da SAD do Leixões, participou de reuniões com membros da alta cúpula do rubro-negro, inclusive com Landim. As conversas seguem.

Eleições no Gávea podem mudar rumo da negociação

Em dezembro, o Flamengo terá eleição presidencial. Como já se reelegeu uma vez, Rodolfo Landim não pode participar do processo. Sendo assim, indicou seu vice, Rodrigo Dunshee, como candidato da situação. Por outro lado, existem duas chapas de oposição: Bap e Maurício Gomes de Mattos. Caso Dunshee não vença, o projeto Leixões e Flamengo pode ser revisto.

A relação entre Leixões e Flamengo está tão próxima que o Rubro-Negro negociou o zagueiro Gabriel Noga e o atacante Werton com o clube português. Anteriormente, em 2020, o volante Matheus Alves e o atacante Wendel já deixaram o Rubro-Negro rumo ao norte de Portugal.

Fonte: Mundo Rubronegro

Artigo anteriorDatas e horário de Flamengo e Palmeiras pela Copa do Brasil foram definidas – confira
Próximo artigoQue horas será Flamengo x Palmeiras pela Copa do Brasil no Maracanã?