O time de Mário Jorge está nas semifinais da Copa Libertadores Sub-20, no Uruguai. Em três jogos, foram três vitórias na primeira fase e agora o Flamengo joga por uma vaga na final contra o Rosário Central (ARG). A bola rola nesta quinta (14), no Domingo Burgueño, em Maldonado. A Conmebol vai divulgar o horário do jogo.
Os campeões brasileiros Sub-20 em 2023 mantiveram a tradição rubro-negra de que craque se faz e casa. O Mundo Rubro Negro vai detalhar a história de cada um dos titulares, mas também apresentar as opções para cada posição. Vamos falar de Rayan Lucas e Caio Garcia.
+ Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20: Felipe Brian e Zé Welinton
Rayan Lucas (Volante)
Agora com 19 anos, Ryan Lucas é puro sangue da base do Flamengo. Ele chegou ao Rubro-Negro em 2019, para jogar no Sub-15. A qualidade excepcional chamou atenção desde o início. Rayan seguiu seu caminho nas divisões de base. No total, já foram 69 jogos, com dois gols marcados. Com o Manto, Rayan venceu a Copa do Brasil Sub-17 e o Brasileirão Sub-20.
O ex-jogador Paulo Nunes chamou Rayan Lucas de “o novo João Gomes”. Para o comentarista do Sportv, Lucas tem a mesma habilidade, intensidade e capacidade de cobertura do atual titular do Wolverhampton, na Premier League.
No profissional, Rayan Lucas já fez quatro jogos, todos pelo Capeoanto Carioca 2024. Ele fez parte do time Sub-23 que jogou duas rodadas contra Nova Iguaçu e Portuguesa, mas também entrou em campo contra Sampaio Correa e Bangu, quando o elenco principal estava em campo.
Caio Garcia (Volante)
Ao contrário de Rayan Lucas, Caio Garcia chegou ao Flamengo na última fase das divisões de base. Cria da Ferroviária, de São Paulo, o volante vestiu o Manto Sagrado em 2023, quando chegou por empréstimo. Hoje, aos 19 anos, Caio tem contrato definitivo com o Fla, assinado até o final de 2025.
Desde que chegou, Caio fez 26 jogos com a camisa do Flamengo. E já ganhou um título, o Brasileiro Sub-20 de 2023. Em 2024, ele foi titular na Copinha em seis partidas e agora tem tido participação destacada na Libertadores Sub-20.
Sobre o futuro, o volante que tem como característica nunca desistir das jogadas, mas também bastante lucidez com a bola nos pés, quer chegar ao profissional e conseguir o seu espaço. Ele já foi relacionado para jogos do profissional, mas não entrou em campo.
Opções para volantes: Daniel Rogério (19) foi criado no Flamengo desde o Sub-15, em 2019. Chegou ao Sub-20 em 2023. Já fez oito jogos na categoria. Jean Carlos (20) é cria do São Caetano-SP, onde chegou no Sub-11. passou pelo Nacional-SP e Palmeiras antes de chegar ao Flamengo, 2022, já no Sub-20.
Fonte: Mundo Rubronegro